As feiras do livro e bibliotecas junto à praia são a trend deste verão. Se te esqueceste do teu fiel companheiro em casa ou precisas de um novo, mas não queres perder um dia entre lojas e centros comerciais, o Espalha-Factos apresenta-te a solução.

Ir à praia e comer uma bola de Berlim já é uma tradição muito antiga, que precisa de ser renovada. Este verão pede algo diferente e inovador, tal como ir à praia e à beira-mar ter acesso a inúmeras obras literárias.

Feiras do Livro

Santa Cruz

A 65 km de Lisboa, Santa Cruz- Torres Vedras, onde se realiza o conhecido festival de surf Ocean Spirit, conta este ano com diversas iniciativas literárias.

Junto ao mar montam-se todos os sábados, até ao fim do mês de agosto, pequenas bancas, onde são expostos diversos tipos de produtos. Vendidos a preços muito acessíveis e abaixo do mercado, os livros ganham cada vez mais espaço e compradores.

O truque é ter os olhos bem abertos e, claro, umas moedinhas na carteira. Nesta feira de verão são vendidas grandes obras pouco conhecidas e inúmeros clássicos a menos de 5 euros.

Fonte: Página Oficial do Facebook da Câmara Municipal de Torres Vedras

Mas não é só. Existem também duas pequenas lojas que vendem livros a estrear e em segunda mão a preços mais acessíveis, todos os dias da semana e não só na época balnear.

As lojas denominam-se de Feiras do Livro e encontram-se localizadas perto de sítios estratégicos: cafés – com as mais diversas iguarias, espaços de lazer e diversão e, claro, o mar.

Santa Cruz está recheada de boas iniciativas, que estimulam a leitura e não são malévolas para a carteira.

Fonte: Página Oficial do Facebook da Câmara Municipal de Torres Vedras

Ericeira

Conhecida especialmente pelas suas grandes ondas, as lojas de marcas desportivas, o bom ambiente, o festival de música Sumol e os surfistas, a Ericeira é uma vila muito ativa, onde são realizadas diariamente diversas atividades.

Neste local, que estimula o deporto e a cultura, os livros também marcam presença.

Com vista para o mar está montada uma grande tenda onde estão expostos, até dia 1 de setembro, inúmeros livros organizados por temas. Existem obras para todas as idades, para todos os gostos e para todas as carteiras.

Foto: Divulgação

Figueira da Foz

Até dia 1 de setembro, a Figueira da Foz recebe inúmeros escritores e organiza horas de contos, no âmbito da Feira do Livro 2019.

Foto: Divulgação

Vila Nova de Mil Fontes

Vila Nova de Mil Fontes apoia as leituras de verão e aopédasletras está o mar.

Foto: Divulgação

Bibliotecas

Sintra

A Praia Grande e a Praia das Maçãs têm este ano espaços dedicados à leitura, Bibliotecas de Verão.

Esta iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Sintra, leva até às praias inúmeras obras literárias, muitas histórias à procura de serem lidas.

Ambos os espaços estão abertos até dia 1 de setembro, entre as 10 e as 17 horas.

Fonte: Página Oficial da Câmara Municipal de Sintra

Um pouco por todo o país

As bibliotecas de praia são uma iniciativa promovida pelas Câmaras Municipais e têm como objetivo promover a leitura na época de maior calor.

De Norte a Sul do país, estas bibliotecas localizam-se perto de praias, piscinas ou jardins e procuram acompanhar o povo português nas suas leituras de verão.

Embora o conceito seja o mesmo, as estruturas variam entre um simples armário na areia com uma esplanada de leitura a estruturas maiores com ar-condicionado.

Existem livros para todos os tipos de banhistas, desde os miúdos aos graúdos e, para além do mais, as bibliotecas têm também livre acesso à internet e jogos.

Explora o mapa interativo e descobre mais acerca da localização e condições destas bibliotecas.

Bibliotecas de verão 2019- Foto divulgação

Acabaram-se as desculpas para a falta de leitura na areia, este verão combina com feiras do livro junto à praia.

Lê Também: George R. R. Martin Considera que Game of Thrones “Não Foi Muito Boa” Para Ele