A Vodafone, em parceria com a TVI e a Ericsson, fez no dia 13 de agosto a primeira transmissão holográfica 5G em Portugal.

José Alberto Carvalho, pivô da TVI, foi holotransportado desde Queluz (local dos estúdios do canal) até ao recinto do festival Vodafone Paredes de Coura. Os dois locais situam-se a mais de 400km de distância.

O estúdio, construído em Paredes de Coura, permitiu uma comunicação sem falhas e em direto durante a emissão do Jornal das 8. Os espetadores puderam assistir a uma reprodução holográfica de corpo inteiro do pivô.

Esta comunicação dependeu da rede 5G, que garantiu uma resposta inferior a dez milissegundos. Isto possbilitou uma comunicação fluída entre os dois locais e até um diálogo.

A transmissão foi possível através do equipamento Ericsson AIR 6488 5G e dos sistemas da Musion (uma empresa de tecnologia holográfica).

Transmissão holográfica

Créditos: Sapo24

A preparação da transmissão holográfica

Para que esta experiência acontecesse foram necessários mais de 60 profissionais, dois estúdios televisivos (sendo o de Paredes de Coura criado de raíz), uma tonelada de matérias audiovisuais e sete semanas de preparação.

O funcionamento

A imagem do pivô, na TVI, foi captada em alta definição a 60 frames por segundo. Seguidamente, foi transmitida através da rede 5G para o estúdio do festival.

Em Paredes, a imagem foi descodificada para um projetor holográfico em 3D e transmitida em direto e de volta para Queluz. Deste modo, José Alberto Carvalho pôde acompanhar o que acontecia no recinto do festival e continuar a emissão do telejornal.

Transmissãp holográfica

Créditos: Sapo24

O uso do 5G

Em setembro, se o Governo der luz verde, a empresa está pronta para apostar na nova rede, afirma o administrador tecnológico da Vodafone Portugal, João Nascimento.

É esperado que a licença surja no primeiro semestre do próximo ano.

Apesar de, em Portugal, as operadoras ainda esperarem a licença para usufruir desta rede, a Vodafone já lançou o 5G noutros mercados. Entre estes encontram-se Espanha e Irlanda.

O festival Vodafone Paredes de Coura, palco desta experiência, vai na 27ª edição.

São quatro dias de música (de 14 a 17) com vários artistas internacionais, como The National, Patti Smith e Parcels e os portugueses Capitão Fausto.

Em baixo podes ver a transmissão holográfica que ocorreu em direto: