António Variações
Fotografia: Divulgação

António Variações recebe condecoração da Câmara de Amares

A Câmara Municipal de Amares, no distrito de Braga, decidiu, esta terça (13), atribuir, a título póstumo, a medalha municipal de mérito, grau ouro, a António Variações. Se fosse vivo, o artista português celebraria, em 2019, 75 anos de vida.

Natural da freguesia de Fiscal, António Variações foi distinguido pela Câmara de Amares. “De grande tenacidade e vontade determinada, destacou-se em vida pela sua criatividade e pelo seu pensamento livre. Depois da sua morte, transformou-se num símbolo de liberdade, de criatividade e de determinação“, refere a proposta da instituição municipal.

No mesmo comunicado, a Câmara Municipal salienta ainda que Variações continua, nos dias de hoje, a ser “um nome acarinhado e recordado com saudade” no panorama musical português. “As letras de algumas das suas canções levam-nos a um imaginário afetuoso e vivo, de uma poética em que nos revemos”, sublinha.

O ano do Variações

Este ano, a vida e obra de António Variações tem sido celebrada. Durante as Festas de Lisboa, aconteceu um concerto de homenagem nos Jardins de Belém, no qual participaram artistas como Conan Osiris, Selma Uamusse e Ana Bacalhau.

Já a partir do próximo dia 22 de agosto, os cinemas portugueses vão exibir Variações, um filme biográfico do músico realizado e produzido por João Maia. Sérgio Praia será o ator que interpretará António Variações no grande ecrã.

Podes espreitar a crítica do Espalha-Factos, aqui.

 

 

 

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Cristina Ferreira Parabéns Portugal TVI
TVI ganha vantagem e triunfa em dia de aniversário