O Rei Leão já ultrapassou a marca de um milhão de espectadores nos cinemas portugueses e, se mantiver o ritmo de crescimento, pode tornar-se o filme mais visto de sempre nas salas nacionais, apontam os dados do Instituto do Cinema e Audiovisual.

De acordo com um comunicado enviado pela Disney às redações, o filme protagonizado por Simba já levou aos cinemas um milhão e 17 mil espectadores, o que coloca o filme na segunda posição do ranking dos filmes mais vistos em Portugal. No nosso país essa contabilização começou a ser feita em 2004 e é liderada por Avatar, que entre 2009 e 2010 levou 1 milhão e 207 mil portugueses a fazer uma visita ao grande ecrã.

A película, disponível na versão original e também numa versão dobrada em português, gerou receitas de bilheteira equivalentes a 5 milhões e 620 mil euros no território luso. A história, familiar de várias gerações de espectadores, em 2019 ganhou uma versão mais realista. De acordo com o Box Office Mojo, O Rei Leão é o filme com maior receita da história da animação, ao somar 1.191 milhões de euros em receitas de bilheteira a nível mundial.

Neste remake, tudo continua igual: Simba idolatra o pai, o rei Mufasa, e leva a sério o seu próprio destino real. Mas nem todos no reino celebram a chegada da nova cria. Scar, irmão de Mufasa, e ex-herdeiro do trono, tem os seus próprios planos. A batalha pela Pedra do Reino é marcada pela traição, tragédia e drama, resultando no exílio de Simba. Com a ajuda de um curioso conjunto de novos amigos, Simba terá que descobrir como crescer e recuperar o que é seu por direito.