Há mais portugueses a ir ver filmes às salas de cinema, demonstram os números revelados pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual.

O cinema em Portugal teve, no mês de julho, 1 milhão e 777 mil espectadores. Isto confirma uma subida de 28,5% face ao mesmo mês de 2018. Este número de espectadores é o mais elevado desde 2004, ano em que os dados, baseados nas receitas de bilheteira, começaram a ser divulgados mensalmente.

Estes valores contrariam os indicadores mais pessimistas e que sugeriam que, com a maior adesão a plataformas de streaming, haveria uma redução no público disponível para assistir a filmes nas salas de cinema.

No que toca a receitas, em julho do corrente ano foram alcançados 9,7 milhões de euros, levando a um crescimento de 31,7% em comparação com o mesmo mês do ano anterior. Quando somados os primeiros sete meses de 2019, as estatísticas do ICA apresentam um aumento de cerca de 480 mil espectadores nos cinemas nacionais.

O Rei Leão lidera top dos mais vistos

Na lista dos dez filmes mais vistos neste ano, nenhum é português. O primeiro lugar dos mais vistos de 2019 é ocupado pelo Rei Leão.

Rei Leão: remake da Disney

Créditos: Observatório do Cinema

O remake da Disney, produzido por Jon Favreau, estreou apenas a 18 de julho e já se tornou o filme mais visto do ano em Portugal. Superou, de acordo com dados enviados às redações, a marca de 1 milhão de espectadores. Até esta terça (13) já tinha recebido a visita de 1,017 milhões, um valor só superado por Avatar desde 2004.

Na lista dos 40 filmes mais vistos em 2019, a produção nacional está representada em 29.º lugar, com Snu, de Patrícia Sequeira, que registou 82 mil espectadores. Mais recentemente, a estreia do documentário Tony, de Jorge Pelicano, levou mais de 30 mil espectadores aos cinemas em duas semanas.

Snu

Créditos: Sapo.pt

Avatar é o outro filme ‘milionário’

O filme mais visto desde 2004 nas salas de cinema portuguesas continua a ser Avatar. O filme de James Cameron estreou em 2009 e foi o primeiro a ultrapassar a barreira do milhão de espectadores. Na altura, o filme gerou uma receita de quase sete milhões de euros.

disney

(Fotografia: Divulgação)

O segundo lugar pertence agora a O Rei Leão, seguido pelo filme de animação Minions, de Pierre Coffin e Kyle Balda. A produção, lançada em 2015, foi vista por cerca de 940 mil pessoas.

No top 10 dos mais vistos no país na última década, também podes encontrar filmes como Mamma Mia. O filme, em quarto lugar, estreou em 2008 e foi visto por mais de 800 mil espectadores.

Neste ranking, em 10.º lugar surge o primeiro filme falado em português: A Gaiola Dourada. O filme de 2013, produzido por Ruben Alves, foi visto por mais de 760 mil pessoas. Para encontrar outro, é necessário descer ao 21.º lugar, onde está a versão de 2015 de O Pátio das Cantigas.

Lê também: 6 razões pelas quais ‘O Pátio das Cantigas’ é pior que o original