Este domingo voltou a ser um dia difícil para a TVI, que continua numa maré de maus resultados. Embora tenha recuperado o segundo lugar, a estação da Media Capital ficou-se por uns magros 13,4% de share, superando a RTP1 por quatro décimas, enquanto a SIC liderou com 17,2%.

Com a final de Quem Quer Namorar com o Agricultor? na SIC e a estreia de I Love Portugal na RTP1, a TVI fez uma jogada arriscada e optou por programar um episódio de Prisioneira para abrir o horário nobre.

Prisioneira, que tem marcado baixas audiências na faixa das 23 horas, não tirou proveito do horário mais acessível e registou mesmo um novo mínimo: apenas 437 mil viram a novela de Maria João Mira. Com 4,6% de audiência, a novela registou um dos mais baixos shares de sempre da ficção nacional da TVI nos últimos 20 anos: 10%. Em cada dez espectadores que viam televisão na noite deste domingo, apenas um estava a ver a novela da TVI.

Lê também: TVI recua mais e regista segundo mínimo numa semana

Quem Quer Namorar com o Agricultor? voltou a ser o programa mais visto dos domingos. A segunda temporada do reality show despediu-se com uma média de 1 milhão e 154 mil espectadores, equivalentes a 12,2% de audiência e 27,2% de share, chegando a marcar perto do triplo de Prisioneira.

Na estação pública, I Love Portugal estreou-se com uma média de 715 mil espectadores (7,5% / 16,5%). O programa de Filomena Cautela e Vasco Palmeirim, que arrancou às 21 horas, superou a TVI desde o início e ficou à frente da última parte do Jornal das 8, que incluiu uma repetição de Gente que Não Sabe Estar.

José Castelo Branco

O Roast a José Castelo Branco foi um dos poucos programas da TVI que liderou neste domingo. (Foto: TVI/Divulgação)

José Castelo Branco “salvou” a TVI do terceiro lugar

Depois de um início de noite desastroso, a TVI apostou no Roast a José Castelo Branco para fechar o horário nobre de domingo. A transmissão do evento gravado no Campo Pequeno conseguiu levar a TVI à liderança entre as 23h30 e as 0h40 e contribuiu para que a estação não voltasse a ficar atrás da RTP1 na média diária.

O Roast foi visto em média por 574 mil espectadores, correspondentes a 6,1% de audiência e 17,7% de share. Mesmo tendo sido transmitido num horário mais tardio, o espetáculo ganhou cerca de 136 mil espectadores face a Prisioneira.

O espetáculo perdeu no confronto com a reta final dos Agricultores, que levaram a SIC a picos de 30% de share. Terminado o reality show, o Não há Crise! (5,6% / 18,4%) cedeu a liderança à TVI.

Outros destaques do dia
  • A Volta a Portugal terminou com um contrarrelógio entre Gaia e o Porto que deu a vitória a João Rodrigues. A transmissão da RTP1 voltou a liderar o horário, com uma média de 604 mil espectadores (6,4% / 21.0%). Às 17h13 a estação pública registava um pico de 8,6% de audiência.
  • A CMTV subiu este domingo aos 4,8% de share, um dos melhores valores das últimas semanas. O Casamento de Toy & Daniela (1,7% / 6,1%) e CM Jornal 13H (2,0% / 6,3%) registaram máximos de audiência na hora de almoço. Também o acompanhamento do Marítimo x Sporting (1,8% / 5,0%) e o CM Jornal 20H (2,9% / 6,5%) estiveram em destaque no canal da Cofina.