Nazaré é o nome da nova aposta de ficção da SIC e também o projeto que estreia a cantora Aurea na representação. A novela substitui Alma e Coração e será transmitida a partir de setembro.

Aurea interpretará Patrícia, a namorada de Matias (Pedro Sousa), um rapaz que está secretamente apaixonado pela protagonista. Nazaré não é apenas onde se passa a novela, mas também o nome da personagem principal interpretada por Carolina Loureiro.

A trama da novela foca-se nos incêndios de verão que assolam o país. Filmada na Nazaré e Caldas da Rainha, recria os fogos de outubro de 2017 na Região Centro. Em maio deste ano, a Proteção Civil mobilizou recursos dos Bombeiros e INEM para filmagens da novela. Na altura, tinha o nome provisório Flor de Sal. Houve cenários de fuga de milhares de pessoas em pânico e até se copiou o posto de comando que ali existiu.

A sinopse que se segue pode conter spoilers

Amor, fogo e chantagem

Além dos incêndios, fala também de uma história de amor nascida de uma situação complicada. Nazaré luta para salvar a sua mãe (Custódia Gallego). Matilde foi abandonada pelo marido, tem um tumor cerebral e Nazaré é a sua única filha e cuidadora. A personagem de Carolina Loureiro mal conhece o pai (Rogério Samora), mas sabe que cometeu um homicídio e fugiu para sempre.

O fogo torna-se num negócio para algumas das personagens, que o planeiam para obter lucro. Entre as chamas, Nazaré encontra Duarte (José Mata), um playboy rico sem preocupações, pois o seu pai é um magnata da indústria de móveis, salvando-o do fogo.

Os dois apaixonam-se, mas Duarte é ferido e levado para o hospital, onde é incorretamente declarado morto. Félix (Albano Jerónimo) e Verónica (Sandra Barata Belo) ficam felizes e apoderam-se do espólio dos crimes. No entanto, Duarte surge no funeral assumindo a sua herança.

Torna-se numa pessoa diferente após a tragédia, mas não desconfia do tio Félix, um dos responsáveis pelo incêndio e morte do seu pai. O vilão aproveita-se da paixão do sobrinho por Nazaré e promete que arranja um médico à sua mãe. Porém, ela tem de seduzir Duarte e fazer tudo o que ele desejar. Ameaça acusá-la dos incêndios e das mortes de várias pessoas e Nazaré cede à chantagem.

Bárbara (Filipa Areosa), a namorada de Duarte, opõe-se a tudo isto, juntamente com os irmãos Toni (Afonso Pimentel) e Matias. Foram dois dos responsáveis pelos incêndios, mas lutam pelo coração de Nazaré.

Lê Também: Roast de José Castelo Branco já tem data de transmissão prevista

A novela é mais uma produção da SP Televisão para a SIC. Foi criada por Sara Santos e as gravações iniciaram-se em abril de 2019. O elenco conta ainda com Inês Castel-Branco, Liliana Santos, Rui Unas, Ruy de Carvalho, entre outros. Nazaré estreia-se na SIC em setembro, com a maioria dos episódios já gravados.