O restaurante japonês Afuri, em Lisboa, celebra um ano de vida. Para comemorar, há um menu especial de degustação disponível até domingo (11), servido apenas ao jantar. 

O menu começa com ponzu de cebolo grelhado, sementes de mostarda em pickle, tobiko e pimenta rosa. Segue-se um prato de camarão com tofu frito, rábano, gengibre, yuzo soy dashi e cebolete. Depois há salmão braseado com spicy tuna mix, abacate, pepino, cebolete e yuzo kosho. 

O prato quente desta degustação é composto por piano de porco cozinhado a baixa temperatura, verdes de verão, sésamo e molho yakinuku. De seguida é servido um ramen, o caldo asiático que é especialidade da casa. É preparado com caldo chuka frio, caranguejo, cebolete, ikura, chicória, rebentos de bambu, sésamo e gengibre vermelho.

O menu termina com uma pannacotta de arroz tostado, morango, sansho e xarope de shiso. Toda a degustação custa 28 euros por pessoa e inclui os seis pratos, sem bebidas.

LÊ TAMBÉM: 7 REGRAS OBRIGATÓRIAS PARA COMER SUSHI

Sobre o restaurante

O Afuri localiza-se na Rua Paiva de Andrada, no Chiado. É o primeiro restaurante da marca na Europa, depois de vários espaços nos Estados Unidos da América e no Japão. Desde a abertura, em agosto de 2018, que o objetivo é “criar taças de ramen autênticas”.