Com o início do mês de agosto a Fox Life vai emitir quatro clássicos musicais que marcaram a história do cinema e os anos 70, 80 e 90.

Nos dias 3, 4, 10 e 11 podes ver (ou rever) os clássicos que, com músicas originais, coreografias e grandes histórias de amor, foram sucessos de bilheteira.

Nesta lista podes encontrar informações sobre os quatro filmes: A Febre de Sábado à Noite, Brilhantina, Flashdance e Footloose.

A Febre de Sábado à Noite – Sábado, 3 de agosto, às 22h20

O clássico de 1977 tem no elenco John Travolta e Karen Lynn Gorney.

Neste drama musical, Travolta (Tony Manero) tem uma vida dupla onde se divide entre o trabalho numa loja e a vida de dançarino. A personagem vê a dança como uma saída face à difícil vida que vive.

A certo ponto, Tony decide inscrever-se num concurso de dança, onde se cruza com Stephanie Mangano (Karen Lynn Gorney). A personagem acaba por se aperceber que Stephanie é a parceira ideal para vencer o concurso, acabando por se apaixonar por ela.

A Febre de Sábado à Noite é como uma espécie de regresso aos anos 70, às calças à boca de sino e às das camisas abertas quase até ao umbigo.

O filme, considerado o pináculo do género musical disco, tem como produtor John Badham um cineasta americano.

Brilhantina – Domingo, 4 de agosto, às 22h20

Mais conhecido por Grease, o filme de 1978 produzido por Randal Kleiser, tem como estrelas principais Olivia Newton-John e novamente John Travolta.

O clássico, avaliado em 7.2 pelo IMDB, acompanha a história de Danny (Travolta) e Sandy (Olivia Newton-John), que vivem um romance de verão. Mas quando o ano escolar se inicia tudo parece acabar.

No entanto, Sandy matricula-se na escola de Danny e estes acabam por se reencontrar. Danny, querendo manter a postura perante os amigos, age de modo indiferente e afasta Sandy.

Apesar disto, ambas as personagens se mantêm apaixonadas e, no meio de encontros, drive-in’s e muitas danças, o romance aumenta.

Este sucesso de bilheteira já originou o Grease 2 e uma digressão intitulada Grease, o Musical.

Flashdance – Sábado, 10 de agosto, às 22h20

O clássico americano de 1983 é um romance em que podes contar com atores como Jennifer Beals e Michael Nouri.

Flashdance retrata a vida de Alex (Jennifer Beals), que tem o sonho de pertencer a uma companhia de dança. Porém, os seus dias são passados a trabalhar com metais e o seu sonho é deixado para segundo plano.

No decorrer do filme, Alex apaixona-se pelo seu patrão, Nick (Michael Nouri), que acaba por a ajudar a arranjar uma audição para uma escola de dança prestigiosa.

No entanto, a dançarina não vê esta “ajuda” como algo benéfico, uma vez que Alex não quer iniciar uma carreira com base em cunhas, mas sim em mérito próprio. Apesar de manter a sua opinião, o seu sentimento por Nick não muda, assim como o desejo de ir à audição.

O romance, realizado por Adrian Lyne, foi o terceiro filme mais visto em ’83 e eternizou a música ‘What a Feeling’.

Footloose – Domingo, 11 de agosto, às 22h20

O filme de 1984 (e que conta com um remake de 2011) tem como atores principais Kevin Bacon e Lori Singer.

Footlose, produzido por Herbert Ross, conta a história de Ren McCormak (Kevin Bacon), um recém-chegado de Chicago à pequena cidade de Bomont.

Quando Ren se apercebe que a sua nova terra banira a dança e o rock, este tenta mudar as mentalidades e a forma como os habitantes olham para a música.

Ao longo do filme, Ren depara-se com fortes opositores, entre os quais o reverendo Shaw, que defende que a música é um pecado e um perigo. Ren acaba por se apaixonar pela filha do reverendo, Ariel (Lori Singer), uma rebelde cujas ideias são opostas às do pais.

Juntamente com RenAriel e outros jovens de Bomont tentam marcar a sua posição através de danças, competições e festas.

Este filme teve por base alguns eventos que ocorreram numa pequena cidade estadunidense chamada Elmore City, no Oklahoma.

Lê também: Festival de Cinema de Veneza: Portugal regressa à competição 14 anos depois