Depois do sucesso das duas primeiras temporadas, 13 Reasons Why vai voltar para uma terceira – e a quarta também já está confirmada. A Netflix revelou o primeiro trailer da nova parte da história, que terá mais uma morte e um novo mistério para descobrir a partir de 23 de agosto.

O texto que se segue contém spoilers de ’13 Reasons Why’

Depois da controvérsia que rondou as duas primeiras temporadas do drama, a Netflix volta a trazer 13 novos episódios da polémica série que explorou, na segunda temporada, as repercussões do suicídio de Hannah Baker.

Hannah Baker (Katherine Langfordnão estará nos novos episódios, mas a série irá continuar a seguir os já conhecidos personagens e as consequências de novos acontecimentos, com um novo mistério para desvendar: quem matou Bryce Walker?

Nesta terceira temporada, Clay (Dylan Minnette), Tony (Christian Navarro), Jessica (Alisha Boe), Alex (Miles Heizer), Justin (Brandon Flynn) e Zach (Ross Butler) encontram formas de partilhar o fardo do encobrimento que realizaram para ajudarem Tyler (Devin Druid) a recuperar dos eventos traumáticos da última temporada.

Depois de um jogo de homecoming, um jogador – ao que parece, Bryce (Justin Prentice) – desaparece e um desconhecido ajuda o grupo a ultrapassar uma investigação policial que ameaça revelar os segredos obscuros de cada um. Nesta terceira temporada, os riscos são elevados e até as consequências das ações mais bem-intencionadas podem alterar uma vida para sempre.

Na primeira temporada, foi revelado através das cassetes que Bryce abusou sexualmente de Hannah Baker e da sua amiga Jessica. Na segunda, observa-se o lado do personagem sobre estes acontecimentos, mostrando a sua marcada história de vida e a posição de poder em que se encontrava. Agora, Bryce Walker é a nova vítima; a sua mãe parece determinada em perceber o que aconteceu e Clay Jensen, o protagonista da trama, parece saber algo sobre a situação.

Não haverá outro suicídio

Apesar das críticas à violência gráfica de algumas das cenas mostradas em ambas as temporadas, a produção pretende continuar a explorar sem filtros as vidas dos jovens em que a série se centra. Por causa das acusações da romantização do suicídio e depressão, a Netflix incluiu uma mensagem antes de cada episódio, onde o elenco alerta para a importância do apoio neste tipo de casos.

Recentemente, o serviço de streaming também editou e retirou a cena de suicídio de Hannah no último episódio da primeira temporada. Na nova versão, há um salto entre o momento em que Hannah decide o que vai fazer e a altura em que os pais encontram o cadáver. Depois desta decisão, a terceira temporada não irá representar outro suicídio.

13 reasons why

A cena de suicídio de Hannah Baker foi retirada da primeira temporada. (Fotografia: Netflix)

A quarta temporada está confirmada

Com a revelação do trailer da terceira temporada, a Netflix anunciou a quarta e última parte de 13 Reasons Why. A próxima leva de episódios, que ainda não tem uma data de estreia prevista, já está em produção e irá mostrar a cerimónia de formatura do elenco principal em Liberty High.

Ainda não se sabe que temas vão abordar os próximos capítulos da série, mas deverá continuar a explorar as consequências do suicídio, bullying e violência sexual. As duas últimas temporadas contam com um guião original, que conta o que se passa para além da primeira temporada, baseada no livro homónimo de Jay Asher.

A terceira e quarta temporadas voltam a contar com Bryan Yorkey como realizador e produtor executivo, ao lado de Mandy Teefey, Kristel Laiblin, Joy Gorman e a cantora e atriz Selena Gomez.

13 Reasons Why, que é um dos mais bem sucedidos originais da Netflix, regressa a 23 de agosto para 13 novos episódios e, também, para uma quarta e última temporada. Depois das cassetes e das polaroids, resta saber o que nos espera nos novos capítulos.