A 81.ª Volta a Portugal em Bicicleta teve o seu arranque esta quarta-feira (31), com um prólogo em Viseu. Até dia 11 de agosto seguem-se mais dez etapas que vão percorrer vários pontos do país. Com um percurso maioritariamente a Norte, a Volta irá incluir as emblemáticas subidas à Torre e à Senhora da Graça, terminando com um contrarrelógio entre Vila Nova de Gaia e o Porto.

Como tem sido habitual, a RTP é a televisão oficial da Volta a Portugal Santander e vai garantir a transmissão de todas as etapas na RTP1, na RTP Play e nos canais internacionais, entre as 15h e as 18h.

As etapas irão contar com os comentários de Marco Chagas, como sempre acompanhado por João Pedro Mendonça. Inês Gonçalves, Carlos Manuel Albuquerque e Pedro Teichgraber são os repórteres que completam a equipa da RTP.

As etapas

31 de julho – Prólogo: Viseu – Viseu, 6 km (CRI)
1 de agosto – 1.ª Etapa: Miranda do Corvo – Leiria, 174,7
2 de agosto – 2.ª Etapa: Marinha Grande – St.º António dos Cavaleiros, 198,5 km
3 de agosto – 3.ª Etapa: Santarém – Castelo Branco, 181,3 km
4 de agosto – 4.ª Etapa: Pampilhosa da Serra – Torre, 145 km
5 de agosto – 5.ª Etapa: Oliveira do Hospital – Guarda, 158 km
6 de agosto – Descanso
7 de agosto – 6.ª Etapa: Torre de Moncorvo – Bragança, 189,2 km
8 de agosto – 7.ª Etapa: Bragança – Serra do Larouco, 156,2 km
9 de agosto – 8.ª Etapa: Viana do Castelo – Santa Quitéria, 156,6 km
10 de agosto – 9.ª Etapa: Fafe – Senhora da Graça, 133,5 km
11 de agosto – 10.ª Etapa: Vila Nova de Gaia – Porto, 19,5 km (CRI)

Às 18h30 o balanço do dia é feito na RTP3 por Inês Gonçalves, com os protagonistas e as emoções vividas na etapa. Em todas as etapas, a RTP3 também vai acompanhar em direto o momento da partida, com reportagem no local.

Outro clássico de verão da RTP é o Há Volta. O programa de entretenimento vai voltar a preencher as manhãs e as tardes dos dias de competição com música e passatempos, prometendo dar a conhecer as regiões percorridas pela Volta. Catarina Camacho, Joana Teles e Tiago Góes Ferreira formam o trio de apresentadores deste ano, acompanhados pela repórter Inês Carranca, que estará nos locais de partida das etapas.

Lê também: Ana Leal desrespeitou regras “jurídicas e deontológicas” em reportagem