Prémio de Sonho é a nova aposta da SIC para os finais de tarde. O canal de Paço de Arcos revelou, recentemente, mais detalhes sobre o novo concurso, cuja apresentação vai estar a cargo de Cristina Ferreira.

O programa é uma adaptação de Win Your Wish List, um original da britânica BBC One. Cada episódio conta com uma equipa composta por cinco elementos. Para ganhar o jogo, a equipa terá de completar diversos desafios e responder corretamente a questões de cultura geral.

Neste concurso, no entanto, o prémio pode não ser monetário. Quando vence, a equipa pode escolher o que pretende receber. Na versão portuguesa, já foram oferecidos prémios como a renovação de um galinheiro ou um batizado. O cenário e alguns dos jogos também já são conhecidos através do vídeo de autopromoção do concurso.

 

A guerra de audiências continua

Não é só na escolha do prémio que o novo concurso é diferente dos demais. Prémio de Sonho vai também estrear numa época televisiva pouco habitual. Regra geral, os canais generalistas lançam novos formatos em setembro, após a “altura de férias”. Mas o concurso de Cristina Ferreira fugiu à regra e vai estrear já dia 5 de agosto.

Quando confrontados com o risco desta opção, a ex-apresentadora da TVI é peremptória em afirmar: “Na SIC, nós não vivemos na era do supostamente.” E Daniel Oliveira salienta: “É uma aposta que fazemos para o verão, com uma apresentadora de excelência. A Cristina está de rédea solta. Queremos uma programação viva em agosto num horário importante para a estação.”

Depois dos diários de Quem Quer Namorar Com o Agricultor?, a SIC é líder de audiências no horário da tarde. E, segundo o Diretor-Geral de Entretenimento do Grupo Impresa, o objetivo é manter esta liderança. Para tal, Prémio de Sonho terá de vencer ao Preço Certo, concurso que vai para o ar também às 19h, na RTP1. Para além disso, o novo concurso da estação de Paço de Arcos vai lutar pelas audiências contra First Dates, da TVI.

No entanto, talvez o risco tenha sido bem calculado. Fernando Mendes, apresentador do Preço Certo não esconde a possibilidade de ser derrotado. Em entrevista, o apresentador e humorista reconheceu “(…) sei que não vou ganhar, porque a Cristina realmente é uma mulher que está com uma força muito grande.

A escolha de Cristina

A apresentação de um concurso por Cristina Ferreira está previsto desde a sua mudança para a estação, como revelou no lançamento do formato. Para além disso, a apresentadora confidenciou que Prémio de Sonho foi uma escolha sua. «Quando começámos a falar, estava previsto desde o início um concurso porque eu gosto de apresentar concursos. Este é o meu parque de diversões e quando digo isto é porque é assim que o sinto de facto. Vi 30 segundos e disse: “é este que eu quero”», não se coibindo de afirmar: “Isto vai ser o meu recreio. Onde me divirto”.

Já no Instagram, a apresentadora brincou: “Está quase a começar o programa mais espetacular da televisão portuguesa. Quer dizer, entre o ‘Programa da Cristina’ e o ‘Prémio de Sonho’ há qualquer coisa em comum. Não sei se é só a apresentadora ou se o realizador também é. E os assistentes. Cheira-me que continuamos em família”.

As gravações de Prémio de Sonho começaram a 24 de julho. Estão previstos cerca de 50 episódios e até ao momento, o concurso já conta com mais de mil inscrições. Prémio de Sonho estreia a 5 de agosto, às 19h, na SIC.

Lê também: ‘I Love Portugal’: celebridades versus cultura geral na nova aposta da RTP