Victoria Guerra e Albano Jerónimo em A Herdade
Victoria Guerra e Albano Jerónimo em A Herdade

Festival de Cinema de Veneza: Portugal regressa à competição 14 anos depois

O regresso de Portugal à competição principal do Festival de Cinema de Veneza dá-se após 14 anos de ausência e deve-se a Tiago Guedes.

O português, de 48 anos, apresenta A Herdade que conta a saga de uma família que detém um grande latifúndio na margem sul do rio Tejo. A produção retrata a situação histórica, política, social e financeira portuguesa desde os anos 40 até à atualidade.

O filme tem coprodução da Leopardo Filmes e da Alfama Filmes. O argumento é de Rui Cardoso Martins e Tiago Guedes e o elenco é composto por atores como Albano Jerónimo, Sandra Faleiro, Miguel Borges, João Vicente, Ana Bustorff e Beatriz Brás.

A Herdade: Albano Jerónimo
Albano Jerónimo em ‘A Herdade’ (Fotografia: Leopardo Filmes)

Tiago compete pelo Leão de Ouro na 76.ª edição daquele que é um dos mais importantes festivais de cinema do mundo.

Mas o português não fica por aqui. Depois de Veneza o filme será apresentado no Festival Internacional de Cinema de Toronto, que decorre de 5 a 15 de setembro. Nesse mesmo mês, a 19, a obra chega a Portugal.

Tiago Guedes não está só

Além de Tiago, também Leonor Teles vai estar em competição, porém, na secção Orizzonti. A secção aposta nas novas tendências estéticas e expressivas do cinema internacional.

O filme Cães que ladram aos pássaros integra a sub-secção de curtas-metragens e apresenta a família de Vicente, que se vê obrigada a deixar a sua casa no centro do Porto devido à especulação imobiliária.

"Cães que ladram aos pássaros"
“Cães que ladram aos pássaros” (Fotografia: Uma Pedra no Sapato)

Leonor, de 27 anos, destacou-se no cinema português em 2016, ao vencer o Urso de Ouro no Festival de Berlim.

A 76.ª edição do Festival de Cinema de Veneza decorre de 28 de agosto a 7 de setembro, em Itália. A abertura oficial dá-se com o filme La vérité, do realizador japonês Hirokazu Kore-eda.

O programa deste ano também integra o filme Francisca, de Manoel de Oliveira. O filme será exibido na secção Venice Classic, na qual se apresentam as “melhores versões restauradas de clássicos do cinema, da responsabilidade de arquivos de cinema, instituições culturais e produtoras de todo o mundo”, segundo um comunicado da organização do festival A obra compete pelo prémio de Melhor Filme Restaurado e Melhor Documentário sobre Cinema.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Jesse Plemons, Jessie Buckley, Toni Collette, David Thewlis em Tudo Acaba Agora
‘Tudo Acaba Agora’: novo filme de Charlie Kaufman já tem trailer