O Ministério da Defesa Nacional anunciou nesta quinta-feira (25), em Lisboa, a marca Turismo Militar, que conta com uma plataforma online e um terá um programa na RTP.
A mais recente plataforma apresenta roteiros que dão a conhecer a história do país através da história militar.
O site inclui castelos, mais de 300 fortes, faróis, povoados fortificados, redutos museus, muralhas, entre outros. A ideia é que possas aceder a informações sobre os locais e consultar circuitos que te são sugeridos para que possas conhecer melhor a nossa história.
De acordo com o ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, a “História militar é uma outra forma de falar da História de Portugal, moldada pela experiência militar”.
Este projeto dá a conhecer um património, “que vai permitir aos portugueses conhecer melhor Portugal”.
O projeto também vai contribuir para a dinamização do interior e da economia do país, uma vez que permite atrair visitantes e turistas.
Além desta plataforma foi anunciado um protocolo com a RTP para a realização de seis programas no canal, dinamizando o novo conceito.
Segundo o ministro da Defesa Nacional, o objetivo é que o projeto se desenvolva ao longo dos anos, sendo construído em parceria com as autarquias e com o Turismo de Portugal. A ideia é “coordenar muitas entidades que estão dispersas e que já dão contributos muito importantes para a valorização do património, mas que não estão ligadas entre si”.
Para o Presidente do Conselho de Administração da Televisão e Rádio Públicas, passa a existir uma RTP “aberta”, “colaborativa” e que está no terreno e “muito presente no país”.