O nutricionista Rui Jorge, que colabora com a linha de ginásios VivaFit, revela alguns dos erros alimentares mais comuns, cometidos pelos praticantes de desporto, quer seja para perder ou ganhar peso.

Para conseguir um corpo saudável não basta  apenas ir ao ginásio com alguma frequência. A alimentação tem um papel fundamental para atingir este corpo são, no entanto na maior parte das vezes esta é um pouco negligenciada.

PARA GANHAR PESO

No que diz respeito a aumentar de peso, e ganhar massa muscular, o défice de aporte energético e a desadequação de consumo de proteína e de hidratos de carbono são os principais erros cometidos a nível alimentar.

Neste sentido, é essencial o consumo diário de produtos ricos em proteína, tais como carne de frango, ovos, arroz e salmão, por exemplo, assim como de hidratos de carbono, uma vez que estes permitem um balanço energético positivo e, consequentemente, um aumento de massa muscular.

Para além de uma alimentação adequada, é também necessário respeitar um período de recuperação apropriado, sendo que os treinos devem ocorrer de 3 a 5 vezes por semana.

LÊ TAMBÉM: GANESH TRAZ ORIENTALISMO AO PRÓXIMO OUTONO/INVERNO E APRESENTA NOVAS COLEÇÕES

PARA PERDER PESO

De acordo com o nutricionista Rui Jorge, no que toca à perda de peso existem três erros que são cometidos com frequência:

Desvalorização da quantidade de alimentos ingeridos

Tal como para aumentar peso e massa muscular, o balanço energético é também um fator essencial na perda de peso, sendo que o objetivo é ter um balanço energético negativo, isto é aportar menos energia do que gastamos no nosso dia-a-dia.

No que toca à alimentação, é importante conseguir manter um equílibrio entre a qualidade e quantidade dos alimentos. Geralmente aconselha-se um balanço energético negativo de cerca de 500 kcal diárias para quem quer perder peso.

Neste sentido é ainda importante alertar para o excesso de consumo de produtos como azeite e óleo de coco, por exemplo, uma vez que, quando ingeridos em excesso, estes podem impedir a perda de peso.

Restrição alimentar pouco flexível/demasiado rígida

Restringir de forma rígida o que comemos irá, na maior parte dos casos levar a uma ingestão descontrolada de alimentos que estávamos a restringir.

Optar por  uma abordagem mais compreensiva aos alimentos, que permita  a introdução de alimentos mais calóricos, leva a obtenção de resultados mais duradouros.

Segundo o nutricionista “temos de conhecer que quantidades de nutrientes é que nos permitirão atingir os nossos objetivos e, aí sim, saberemos que alimentos serão os melhores para cada um de nós em cada situação.”

Défice proteíco

No que toca à perda de peso, as saladas e sopas tornam-se os pratos principais acompanhados por fruta nos lanches intermédios.

Apesar deste tipo de alimentação levar a resultados, parte do peso perdido pode ser massa muscular.

Para auxiliar a uma alimentação saudável e refeições criativas, a VivaFit deixa na sua página de Instagram, dedicada à alimentação, algumas sugestões de refeições equilibradas que ajudem no processo de perda de peso, e que conduzem a uma vida mais saudável.

 

View this post on Instagram

🎁 ENTREGA FREE, na compra de 3 Box ▪︎▪︎▪︎ ✅ SEGUNDA-FEIRA Carboidratos – Arroz Integral Vermelho – Purê de Batata Doce sem lactose Proteínas – Filé de Frango em Crocante com Creme de Mostarda Sem lactose – Carne de Panela Acebolada Adicionais -Legumes & Feijão ▪︎▪︎ ✅ TERÇA-FEIRA Carboidratos – Arroz Integral com Azeitonas – Batata Rùstica assada Proteínas – Iscas de Frango Assado com Maionese Verde Saudável – Hambúrguer de Pernil com Creme de Limão sem lactose Adicionais -Legumes & Feijão ▪︎▪︎ ✅ QUARTA-FEIRA Carboidratos – Arroz Integral com Lentilhas – Purê de Mandioca Proteínas – Moqueca de Frango – Kibe Assado com Creme de Alho sem lactose Adicionais -Legumes & Feijão ▪︎▪︎ ✅ QUINTA-FEIRA Carboidrato – Arroz Integral com Alho Poró de Tomate Cereja – Mix de Tubérculos Proteínas – Hambúrguer de Frango Assado & Artesanal – Patinho Verde Adicionais -Legumes & Feijão ▪︎▪︎ ✅ SEXTA-FEIRA Carboidratos – Risoto Integral Açafrão e Linhaça – Yakissoba Fit com Legumes Proteínas – Sobrecoxa Crocante – Lombinho com Gengibre e Alho Adicionais -Legumes & Feijão ▪︎▪︎▪︎ ✅ SÁBADO: FEIJOADA FUNCIONAL & ESCONDIDINHO ▪︎▪︎▪︎ D E L I V E R Y : 33270033.• iFood • UberEats

A post shared by Viva FIT (@vivafitalimentacao) on

Contudo, é importante relembrar a importância do papel nutricionista em ambos estes processos, na medida em que este consegue ajustar um programa ideal a cada um, dependendo do objetivo que se pretende atingir.