O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
tourada corrida de touros
Fotografia: NiT

Tourada divide o país: 51,5% de share no Alentejo, 7% no Norte

Que a Tourada é um assunto polémico, todos sabemos. E, analisados os números de audiência, percebemos que a divisão também se faz sentir quando os espectadores escolhem o que ver. Se, no Alentejo, a emissão teve uns esmagadores 51,5% de share, no Norte a transmissão não foi além dos 7%.

O Alentejo, que é uma das regiões com menos população do país, preferiu largamente a Corrida de Touros, enquanto o Norte, com os referidos sete por cento, e Lisboa (9,1%) parecem rejeitar a festa brava. A quota de mercado foi também superior à média nacional no Centro (19,7%) e no Algarve (23,6%).

Números regionais à parte, a segunda tourada emitida pela RTP1 esta temporada perdeu audiência e não foi líder, contrariamente ao que tinha acontecido na última emissão do género. Desta vez a partir da Nazaré, a estação pública voltou às corridas de touros com muita contestação do público e em segundo lugar no horário de transmissão – ainda assim, mais do que é habitual para o Canal 1.

A Corrida da Nazaré marcou 4,6% de audiência média e 15,4% de share, o que serviu para superar a TVI. À mesma hora, a estação de Queluz ficou com 14,7% de quota de mercado. A SIC, desta vez, não deu espaço para mudanças no primeiro lugar e segurou a liderança nesta faixa horária com 18% de quota de mercado.

A RTP1, com a ajuda da tourada, chegou ao segundo lugar também nos totais diários. Marcou 13,8% de share, contra 13,7% da TVI e 18,4% da SIC.

Outros destaques do dia

  • Madiba, em emissão na RTP2, ficou com apenas 0,7% de audiência média e 1,5% de share no episódio desta sexta. Foi o pior resultado desde a estreia para a série biográfica de Nelson Mandela;
  • Também a bater mínimos esteve O Chef é Você!. O concurso culinário marcou a pior audiência e share do ano: 2,7% de audiência média e 8,6% de share;
  • Golpe de Sorte foi o único programa com mais que um milhão de espectadores esta sexta-feira (19): 11,1% de audiência média e 23% de share frente a 9,1% de audiência média e 19,1% de share da concorrente Amar Depois de Amar.

 

Dados de audiência recolhidos pela GfK/CAEM. Valores Total Dia (Live+VOSDAL) para 19 de julho de 2019.