Decorreu esta quarta-feira (10) o lançamento do novo Canal 11, a nova plataforma de conteúdos da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). O Espalha-Factos reuniu tudo o que precisas de saber sobre este novo projeto.

Depois da confirmação de que o novo canal da FPF irá estrear no próximo dia 1 de agosto, este novo projeto da Federação começa a ganhar moldes mais firmes após a sua apresentação.

Numa cerimónia realizada no restaurante Praia no Parque (Lisboa) e perante uma plateia com mais de 600 pessoas, estiveram presentes Fernando Gomes (presidente da FPF), Nuno Santos (diretor do Canal 11) e ainda o Ministro do Educação, também com a tutela do Desporto, Tiago Brandão Rodrigues. Estes três elementos foram os responsáveis pela apresentação da nova plataforma de conteúdos federativa.

O conceito do projeto

Ainda antes da cerimónia ter início, Nuno Santos afirmou em conversa com os jornalistas que o ’11’ será a “plataforma do futebol português“. “Uma grande parte da nossa oferta são os jogos de futebol em direto, mas não só. Vamos trazer muito vídeo, reportagem, e vamos mostrar muito do futebol que habitualmente não é mostrado.”

Assim, este novo canal transmitirá jogos em direto que sejam “propriedade da Federação, desde logo das seleções nacionais”: “Temos mais de 20 seleções nacionais, masculinas e femininas, e a grande maioria desses jogos vão estar no 11, e depois competições como a Liga Revelação, a liga feminina, do Campeonato de Portugal.

O dirigente sublinhou ainda a singularidade deste novo projeto. “Não somos um canal de clube nem da FPF. É o canal do futebol português. Vamos ter debates e análises dos principais momentos do futebol e das principais equipas, mas nunca o vamos fazer numa perspetiva clubística. Já há oferta suficiente no mercado em relação a isso.

O novo diretor do canal, apresentou o projeto à qual dá agora a face. Entre momentos de boa disposição, mostrou vários clips televisivos já realizados pela sua equipa, tal como as linhas base deste projeto que pretende desenvolver um futebol positivo e dar a oportunidade para que mais rapazes e raparigas joguem futebol, futsal e futebol de praia.

Tiago Brandão Rodrigues destacou a qualidade deste projeto e das conquistas desportivas alcançadas recentemente. Já o presidente da Federação fez questão de celebrar o terceiro aniversário do título de campeões europeus de Portugal, frisando ainda o empenho da FPF no lançamento da plataforma.

Acordo com NOS, Vodafone e MEO

Nesse mesmo discurso, Fernando Gomes confirmou ainda que para além das redes sociais, o Canal 11 começará as suas emissões televisivas nos três principais operadores portugueses – MEO, NOS e Vodafone – a 1 de agosto.

Segundo o responsável, o contributo destas operadoras foi essencial para o lançamento do canal: “É com muita satisfação que a FPF regista o entusiasmo de Altice, Nos e Vodafone num projecto que vai procurar divulgar todo o futebol português e trazer mais rapazes e raparigas para a prática deste desporto em que as três marcas estão presentes e que tanto têm ajudado a desenvolver.

Nestas declarações realizadas ao site oficial da Federação, Fernando Gomes disse ainda que “o ‘11’ estará a partir do próximo ano em casa dos portugueses e será um importante instrumento de divulgação e promoção do futebol português e dos seus principais protagonistas, que são os jogadores e os treinadores“. O dirigente máximo da FPF referiu ainda o quão invulgar é ter o apoio destes três operadores logo desde o início de um projeto.

Redes sociais ativas

Para além desta cerimónia de apresentação, o dia 10 de julho marcou ainda o início de atividade do ‘Canal 11’ nas suas várias redes sociais.

O canal aproveitou a celebração do aniversário do título de campeão europeu e foi mesmo Éder – autor do golo decisivo desse título – quem apresentou o projeto e anunciou a sua data de estreia.

Contudo, a atividade do ‘Canal 11’ não ficará apenas pelo Twitter e Instagram. Isto porque o projeto liderado por Nuno Santos irá também transmitir jogos em direto do seu Facebook oficial. A estreia decorreu mesmo na madrugada de 10 para 11 de julho, precisamente com o primeiro jogo oficial de Jorge Jesus enquanto técnico principal do Flamengo. A equipa de JJ viria a empatar a uma bola com o Atlético Paranaense.

Campanha Publicitária recheada de craques

Durante o discurso proferido por Nuno Santos, foi igualmente lançada a nova campanha publicitária do canal. Esta campanha recheada de humor contou com a participação de vários jogadores da Seleção Nacional.

Os craques anunciaram anunciaram o início dos trabalhos do ‘Canal 11’, mas talvez se devam ficar pelo talento dentro das quatro linhas.