O [email protected] ([email protected]) é um projeto de computação distribuída, lançado a 1 de outubro de 2000, ao serviço da ciência. Ele conta com uma rede de voluntários de todo o mundo, que dispensam alguma da capacidade de processamento dos seus computadores pessoais, servidores virtuais (VPS) ou outras configurações, para computar várias dinâmicas moleculares de proteínas, ácido ribonucleico (ARN) e polímeros sintéticos.

Este conjunto de milhares de equipamentos permite aos investigadores desenvolver vacinas e estudar várias doenças como o Cancro da Mama ou dos Rins, Hepatite C e Alzheimer.

O projeto foi criado e continua a ter os seus destinos geridos pelo Pande Lab, um grupo de investigação científica do Departamento de Química da Universidade de Stanford, sob a supervisão do professor Vijay Pande.

Como funciona o [email protected]?

A aplicação – ou cliente – corre em background e utiliza o processador do computador quando este não está ocupado com outra(s) tarefa(s). Em alternativa, pode ser configurada para usar sempre o processador do computador, mesmo quando este está a processar outra informação.

O cliente recebe um conjunto de dados do servidor, que depois processa. Quando termina, devolve o resultado ao servidor e solicita novo conjunto de informação para computar.

Cada voluntário do [email protected] pode escolher um nome de utilizador, que lhe permite, e à comunidade, seguir as estatísticas de contribuição. Também é possível escolher e criar equipas, que se dedicam a tarefas específicas relacionadas com as dinâmicas moleculares.

O programa está disponível para GNU/Linux, macOS e Windows. Existe também algum trabalho desenvolvido pelo projeto para utilizar GPUs (placas gráficas), Playstation 3 e até alguns Sony Xperia.

Lê também: Huawei: Será o fim da guerra comercial com os EUA?

Como podes ajudar?

Ajudar o [email protected] é tão simples como dar uma “sova no sofá”, diria. Precisas apenas de instalar a aplicação, correr o programa, escolher o nome de utilizador (este passo é facultativo) e a equipa. Só isto!

Quando está a ser executada, a aplicação aproveita os “tempos mortos” do teu computador e processa os dados que recebeu do servidor. Por exemplo, se estiveres a editar umas fotografias para partilhar no Instagram, o programa pausa o processamento de dados. Quando terminas – e se não fizeres mais nada a seguir -, ele retoma o processamento de dados.

folding@home vps

A minha VPS a aproveitar os “tempos mortos” para processar dados para o [email protected]

Eu tenho a minha VPS a processar dados para este projeto, como podes ver na imagem acima. Quando não está ocupada com outras tarefas relacionadas com o repositório de aplicações para Manjaro, a distribuição de GNU/Linux que uso de momento, que mantenho nela, usa dois dos processadores para a computação de dados.

Até ao momento, graças à contribuição dos voluntários, foram publicados 210 artigos científicos. Com a tua ajuda, podem ser publicados ainda mais!

O que é dinâmica molecular

A dinâmica molecular é um método de simulação computacional, com mais de meio século de existência, para estudar o movimento das moléculas e as interações entre si. Este método é usado quando se conhece o potencial de interação dos objetos em estudo e as regras que regem o seu movimento. É também um método computacional muito “pesado”, principalmente quando o nível de fidelidade dos resultados é elevado, daí a existência de projetos como o [email protected].