É já no próximo dia 8 de julho que começa o ciclo de cinema sobre Vidas em transição: Êxodo, Migrações e Exílio na Universidade NOVA FCSH. Esta iniciativa decorrerá até sexta-feira (12), estando os dias 9 e 10 destinados à primeira conferência internacional sobre Cinema, Filosofia e ao mundo das crianças.

O evento surge no âmbito do projeto da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) relativo à Integração Social e Económica dos Refugiados em Portugal. Este projeto, coordenado por Gabriele De Angelis, propõe-se, através da implementação de uma análise empiricamente informada e interdisciplinar das políticas de integração, chegar a conclusões gerais sobre os deveres de assistência (executáveis) no contexto do debate europeu sobre a reforma do SECA (Sistema Europeu Comum de Asilo).

Isto tendo em conta o fluxo contínuo de refugiados a atravessarem o Mediterrâneo. Daí que a União Europeia esteja também a debater uma reforma do SECA.

Este ciclo de cinema vem no sentido de debater todas estas questões atuais. Contará com a ajuda de vários convidados. Estarão presentes nas sessões investigadores, representantes de instituições sociais e audiências gerais, incluindo refugiados.

Programa (8, 11 e 12 de julho) com a exibição de filmes.

No primeiro dia (8) o ciclo inicia-se às 17h, com o documentário Pushing the Elephant, de Beth Daverport e Elizabeth Mandel.

Antes do primeiro visionamento terá lugar uma abertura da sessão com Gabriele De Angelis, o coordenador do projeto da FCT (Integração Social e Económica dos Refugiados em Portugal).

Todas as sessões contarão com um painel para tempo de debate sobre os filmes visionados.

Programa de conferências (9, 10)

Esta será a primeira conferência internacional sobre Cinema, Philosophy and Children’s World. 

Paulo Portugal, Danielle Simard, Luís Lima e Alexandra João Martins são alguns dos comunicadores a marcar presença no primeiro dia (9) do evento de conferências, que reúne pensadores de todo o mundo para refletir sobre o problema global dos refugiados. Podes consultar o programa completo aqui.

O Programa de quarta-feira, dia 10 de julho, inclui convidados como Liliana Rosa (investigadora da IFILNOVA), Yeremias Jena, Ariuna Bogdan, entre outros.

Nas sessões, os comunicadores vão apresentar variadas perspectivas, acompanhadas de sequências de filmes associados a temas como o dos refugiados, família e crianças no mundo.

Em ambos os programas (dias 9 e 10), haverá sessões de visionamento e de discussão às 17h.

A criação deste ciclo de cinema surge da necessidade de debater filmes, os direitos humanos e valores no mundo contemporâneo e globalizado.

Lê também: Morreu João Gilberto, um dos fundadores da bossa nova