Morreu João Gilberto, um dos fundadores da bossa nova

Morreu este sábado (6), o cantor e compositor brasileiro João Gilberto, considerado o pai da bossa nova. Tinha 88 anos.

João Gilberto é unanimemente considerado um dos maiores nomes de sempre da música brasileiro. Morreu na sua casa, no Rio de Janeiro, de acordo com confirmação da própria família à Globo.

É considerado um dos principais mentores da bossa nova, a par de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, com quem trabalhou estreitamente.

Em 1959 lançou o disco Chega de Saudade e destacou-se desde logo pela forma como usava a voz e o violão. Dava assim início de uma trilogia a que se seguiu O Amor, o Sorriso e a Flor e que viria a ser concluída em 1961 com o homónimo João Gilberto. Em 1964 o músico ganhou um Grammy com o disco Getz/Gilberto. O último disco de estúdio foi João Voz e Violão(2000).

João Gilberto notabilizou-se pela forma como rompeu com os cânones da música popular brasileira e levou o português além fronteiras. Caetano Veloso, sobre ele, disse «Acho que nunca vi coisa tão certa… e tão estranha».

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
violência doméstica
Há uma nova linha de sms gratuita para apoiar vítimas de violência doméstica