Com ajuda da tourada, a estação pública voltou a ultrapassar a estação de Queluz, nesta sexta-feira (5). A exibição da Corrida de Touros de Tomar garantiu a liderança à RTP1 durante o horário de transmissão, com a vantagem a estabelecer-se assim que Alma e Coração, na SIC, chegou ao fim.

Com exibição entre as 22h40 e a 01h50, a tourada alcançou um resultado médio de 4,8% de rating – 455 mil telespectadores – e 17,2% de share. O programa liderou assim que Alma e Coração terminou, tendo mantido o primeiro lugar até ao final. À mesma hora, A Dona do Pedaço caiu para o seu pior resultado de share desde a estreia ao alcançar apenas 4,2% de rating e 15,1% de share.

No confronto direto, e na hora de transmissão da tourada, a RTP1 superou ambas as concorrentes, com 17% de share, contra 16,5% da SIC e 12,7% da TVI.

O late-night da TVI foi também a mínimos, situando-se abaixo dos 10% de share ainda antes da meia-noite. O diário da segunda edição de Like Me, que conta a participação de alguns ex-concorrentes de Secret Story: A Casa dos Segredos, ficou-se pelos 156 mil telespectadores, resultando em 1,7% de audiência média e 6,9% de quota de mercado.

1000 à Hora, por sua vez, fechou as contas também com o recorde negativo de 3,3% de share e apenas 0,4% de rating. No mesmo período, a RTP1 liderava com números superiores a 22% de share, deixando a TVI a mais de 20% de diferença e a SIC a mais de 10 pontos percentuais com a repetição do diário de Quem Quer Namorar com o Agricultor? (1,6% / 11,2% – recorde negativo de share).

Nos totais diários, a SIC manteve a liderança com 18,8%, mas a RTP1 conseguiu escalar até ao segundo lugar do pódio. O Canal 1 obteve uma média de 15,3%, mais 1,1% que a TVI, que se manteve na casa dos 14%, com 14,2%.

Vale a pena referir que em junho a TVI ficou mais próxima do terceiro lugar do que da liderança, algo que parecia ser impossível há um ano atrás.

LÊ TAMBÉM: OS ERROS DE PROGRAMAÇÃO QUE AFASTARAM A TVI DA LIDERANÇA 

Outros destaques:

  • Golpe de Sorte teve o pior resultado desde a estreia da segunda temporada, com 10,5% de audiência média e 22,8% de share. A série da SIC viu Amar Depois de Amar a ficar mais perto do que foi habitual nas últimas duas semanas. A aposta da TVI registou 9,1% de audiência média e 19,7% de share.
  • O Chef é Você! continua a cair. Para além de não ter resultado às 12h, a competição culinária parece também não estar a resultar às 19h. O programa de Maria Cerqueira Gomes e Manuel Luís Goucha caiu para 2,8% de audiência média e 9,2% de share. No mesmo período, o diário de Quem Quer Namorar com o Agricultor? marcou 7,6% e 23,6%, enquanto que O Preço Certo se ficou pelos 6,7% e 20,8%.
  • A SIC foi líder sem interrupções desde O Programa da Cristina até A Dona do Pedaço. Sem contar com a exibição do filme Como Perder a Cabeça, a novela Saber Amar e o TV Shop – programas da madrugada de quinta-feira – a TVI não teve nenhum programa líder.