Artes à Rua
Artes à Rua, Évora (Fotografia: Facebook do Evento)

Artes à Rua: é já este mês o festival com quase 100 espetáculos em Évora

Artes à Rua, Festival de Artes Públicas, foi apresentado esta semana em Lisboa. O programa é ambicioso e quer estar à altura do posicionamento de Évora como candidata a Capital Europeia da Cultura.

Foi no inicio do ano que a cidade alentejana anunciou que se vai candidatar a Capital Europeia da Cultura em 2027. O processo aumenta as expetativas para a terceira edição do Artes à Rua, um evento gratuito que junta vários tipos de arte e de artistas.

De 13 de julho a 5 de agosto, Évora recebe mais de 300 participantes com origem em mais de 12 países. É, por isso, um festival em território nacional, mas com uma cariz internacional, contando com nomes como: Sharon Shannon, cantora e compositora irlandesa; Madeleine Peyroux, artista norte-americana; Moonlight Benjamin artista francófona originária do Haiti; Chico César, do Brasil; a dupla Martirio e Chano Dominguez, de Espanha; ou ainda o português Manel Cruz.

A programação conta também com uma enorme variedade de formas artísticas. Vai desde a animação de rua, o cinema, o circo, a dança, a escultura, a fotografia, a literatura, a música – clássica, jazz, hip hop, rock, etc. -, o teatro, e até à ópera.

O Artes à Rua quer também destacar as novas criações. Pela primeira vez podem ser vistos os trabalhos de vários artistas. É o caso de Alentejo Volume 1 Évora, de Omiri ou da Ópera Geraldo e Samira – que apresentou esta quinta-feira duas árias no lançamento do Artes à Rua em Lisboa, na Casa do Alentejo – e vai atuar no Festival nos dias 31 de agosto e 1 de setembro.

A Ópera Geraldo e Samira (31 de agosto e 1 de setembro) apresentou hoje duas árias no lançamento do Artes à Rua em Lisboa, na Casa do Alentejo. Aqui fica um pequeno excerto 🎵🎶

Publicado por Artes à Rua em Quinta-feira, 4 de julho de 2019

A lista não fica por aqui, porque não faltam dias e espaços ao ar livre para as cerca de 100 atuações nas ruas da cidade de Évora. Podes ver no vídeo a programação completa para as mais de sete semanas de festival.

Artes à Rua 2019

Publicado por Artes à Rua em Quinta-feira, 4 de julho de 2019

O programa está agrupado por ciclos e/ou outros festivais e por extensões de festivais. Inclui O Bairro, um festival de hip hop, ou a extensão do festival Lisbon Music Fest.

Na edição de 2019, além de um cartaz completo, há ainda uma novidade: espectáculos para miúdos e os graúdos lá de casa que vão desde a música até ao teatro. O Artes à Rua vai contar com a presença de Ana Bacalhau, Jorge Benvinda, Sérgio Godinho e Vitorino para o espetáculo Canções de Roda.

A organização tem apostado também nas redes sociais para chegar a cada vez mais pessoas. O Artes à Rua, bem como outras iniciativas do município e da região adotaram uma estratégia comunicacional comum e com abordagens diferenciadas bem definidas. Podes acompanhar o evento cultural através do Facebook ou do Instagram.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Big Brother
Big Brother Brasil atinge recorde de votações num reality-show