Depois de cerca de um ano e meio do fim da segunda temporada, o próximo capítulo de Stranger Things chega já esta quinta-feira (4 de julho). O Espalha-Factos compilou tudo o que precisas de saber sobre a terceira temporada desta enigmática série.

Stranger Things trata-se de uma produção de ficção científica e terror da Netflix que retrata um enigmático grupo de jovens na cidade ficcional de Hawkins (Indiana). A série passa-se nos anos 80 e é dominada pelo misterioso mundo Upside Down, o mítico ser ‘Mind Flayer‘ e pela poderosa ‘Eleven‘ (Millie Bobby Brown).

Como ficou a história

Tendo em conta que a segunda temporada de Stranger Things foi para o ar no final de 2017, não é de estranhar que a memória dos fãs já não seja a melhor.

O grande destaque do final da segunda temporada foi provavelmente a elevação dos poderes de Eleven a outro nível. Depois de na primeira temporada a jovem ter vencido o Demogorgon, esperava-se o desaparecimento deste ser. Ora nem tudo é o que parece.

Na segunda temporada vimos o surgimento de múltiplos demogorgons, lado a lado com uma poderosa entidade obscura que pairava sobre a cidade de Hawkins proveniente do Upside Down.

No último episódio da temporada, Eleven usou todo o potencial das suas habilidades para fechar a brecha que se ia abrindo cada vez mais entre os dois mundos, impedindo assim o Mind Flayer de passar.

Um final feliz para Eleven e o seu grupo de amigos – Will, Dustin, Lucas, Mike e Max – mas o fim não poderia ser assim tão fácil pois não? A brecha foi fechada, libertando Will (Noah Schnapp) do controlo do Mind Flayer, mas nos momentos finais da temporada esta entidade surge novamente sobre a cidade de Hawkins, quiçá a preparar a vingança.

Quando um trailer não chega, algo de bom vem aí (esperamos)

A Netflix lançou aquele que viria a ser o primeiro trailer desta nova temporada no dia 20 de março deste ano. Este confirma o tempo em que se passará este novo capítulo, o verão. Dizemos que confirma porque na altura em que este trailer foi lançado, foram também revelados posters oficiais desta nova temporada cuja principal mensagem era One Summer Can Change Everything.

Para além da confirmação do tempo da história, este primeiro trailer acaba por ser mais enigmático que elucidativo. Isto porque mostra várias imagens em sequência de vários momentos da temporada. Entre momentos de cumplicidade, novos inimigos, uma nova “besta” que ataca os nossos jovens heróis e até romance, a Netflix tentou adoçar a curiosidade dos fãs sem revelar muito.

No entanto, a plataforma de streaming tinha uma carta na manga e quis deixar a massa fanática da série ainda mais curiosa sobre esta nova temporada.

Foi assim que a apenas duas semanas da estreia da temporada três lançaram um novo e final trailer. Um, também ele misterioso, mas um pouco mais revelador que o primeiro.

Este pequeno excerto começa com uma voz desconhecida que parece falar com os jovens de Hawkins: “Vocês deixaram-nos entrar. Agora terão que nos deixar ficar“. É aqui que começam as teorias, será esta a voz do Mind Flayer? Será um novo inimigo que surge em Hawkins?

A verdade é que não podemos dar certezas na resposta a esta questão, mas o seguimento do trailer parece apoiar essa teoria. A seguinte voz que nos é apresentada é a de Eleven que se mostra surpreendida ao dizer que “não faz sentido, eu fechei o portão.

A jovem está à conversa com Will, ambos com medo, e é mesmo o rapaz anteriormente controlado pela entidade maléfica que dá o mote à possibilidade de a besta misteriosa nunca ter saído do seu mundo. “E se em vez de o fecharmos no seu mundo, o fechamos aqui connosco? E se ele se ligou novamente a alguém? Um novo anfitrião

Lê também: ‘Os Últimos Czares’: A história verídica da família Romanov é a nova aposta da Netflix

Este pequeno diálogo mostra que o final vivenciado na segunda temporada foi tudo menos um final e, ainda menos, feliz.

Quanto ao restante trailer, este mostra a preparação do grupo de jovens e os seus aliados para a batalha que se aproxima. A figura do Mind Flayer controla agora um novo corpo e à medida que vemos o trailer, a sua voz começa a ser reconhecida a pouco e pouco. Chega a dizer que vai “acabar com tudo e todos.”

O poder de Eleven volta a ser ilustrado como a única solução a defrontar este adversário. A jovem tem inclusive uma conversa emotiva com o seu tutor, Chief Hooper (David Harbour), onde este afirma saber que ela consegue lutar com o ser, mas que “precisa dela segura.

Agora, uma coisa é clara. O novo “vilão”, o novo corpo controlado pelo monstro, é uma cara já conhecida da série e estes enfrentá-lo-ão nas suas duas formas.

Novo vilão numa cara bem conhecida

Tal como já foi referido, o segundo trailer é bem mais esclarecedor que o primeiro. Tanto mais que até nos é apresentada a nova face do mal, o novo corpo que irá hospedar o Mind Flayer nesta temporada depois de Will.

Falamos aqui de Billy Hargrove (Dacre Montgomery), o irmão de Max Mayfield (Sadie Sink) que nos foi apresentado na segunda temporada como o frio e distante rebelde da série.

Esta revelação surge até com alguma surpresa depois do pequeno teaser lançado pela Netflix em finais de maio. Nele podíamos ver Billy a trabalhar enquanto nadador-salvador na piscina local, enquanto que Nancy (Natalia Dyer) e a senhora Wheeler (mãe de Mike, interpretada por Cara Buono) não conseguem tirar os olhos do rebelde de Stranger Things.

Novidades no elenco

Juntamente com este teaser de Billy, a Netflix lançou os já referidos posters oficiais com a mensagem de “One Summer Can Change Everything“. Para além desta mensagem, foi de notar que algumas dessas mesmas imagens tinham novas personagens para esta temporada.

Todo o elenco principal de Stranger Things está de volta. O grupo de Eleven, Mike (Finn Wolfhard), Lucas (Caleb McLaughlin), Dustin (Gaten Matarazzo), Will e Max estará todo presente.

O grupo de adolescentes mais velhos composto por Nancy, Jonathan (Charlie Heaton), Billy e Steve (Joe Keery) está também de volta, tal como o Joyce (Winona Ryder) e Jim. Estes últimos serão os habituais “pais” do grupo, sempre a tentar estragar os esquemas dos jovens, apesar do seu intuito ser mantê-los seguros.

Quanto às novidades, essas são algumas. Robin será uma rapariga alternativa, tanto brincalhona como de difícil personalidade, que trabalhará com Steve numa loja de gelados como se vê no trailer. Maya Thurman Hawke interpretará esta jovem que, segundo a Netflix, na sua “busca por divertimento, colhe mais do que queria ao descobrir um segredo obscuro de Hawkins.

Francesca Reale será Heather, também ela nadadora-salvadora na piscina local, que será arrastada para o meio da confusão causada por este mal misterioso de Hawkins.

Finalmente, Jake Busey será o desprezível político de Hawkins, o Mayor Larry Kline, conduzido apenas pelos seus próprios interesses, enquanto que Carry Elwes será Bruce, um repórter na casa dos 50 anos moralmente comprometido e sexista.

Para além destas adições ao elenco, a pequena irmã de Lucas, Erica (Priah Ferguson), será agora regular na série e terá uma “louca missão de salvar Hawkins de uma perigosa e inesperada nova ameaça.”

Lê também: Vê aqui as primeiras imagens de “Guerra dos Mundos”

Títulos dos episódios

Um título é sempre um bom indício do que se passará numa obra, ou neste caso num episódio, e uma boa maneira de deixar a mente do espetador cada vez mais curiosa.

A Netflix já revelou os títulos de todos os oito episódios desta terceira temporada e há alguns que prometem. Desde um nadador salvador desaparecido, até a uma batalha naquele que será o episódio final, os títulos deixam já os fãs entusiasmados.

  • Suzie, Do You Copy?
  • The Mall Rats
  • The Case of the Missing Lifeguard
  • The Sauna Test
  • The Source
  • The Birthday
  • The Bite
  • The Battle of Star Court

Tempo e Espaço da história

Tal como já foi referido, este terceiro capítulo da história passar-se-à no verão, contrariamente ao verificado nas duas primeiras temporadas, onde os acontecimentos se davam na primavera.

Ora mais que no verão, a história desenrolar-se-à um ano depois do último capítulo, por isso não estranhem o crescimento de algumas personagens, especialmente dos mais jovens.

Por fim, sendo que esta acontecerá nos meses de maior calor, serão introduzidos uma série de novos espaços. O maior destaque irá para o novo ‘Starcourt Mall‘, a mais recente atração da cidade de Hawkins. É inclusive aqui que se dará o encontro entre o grupo de Eleven e a entidade maléfica como se pode ver no trailer final da série.

Para além deste novo centro comercial, o ‘Hawkins Post‘, jornal local e onde trabalha Bruce, será também agora introduzido.

E agora que sabemos que Eleven não é única?

Um dos momentos mais marcantes da segunda temporada foi certamente quando Eleven saiu de Hawkins em busca de respostas sobre o seu passado. Foi nessa altura que a poderosa jovem descobriu  Kali (Linnea Berthelsen), também conhecida como 08, ou simplesmente Eight.

Certamente os criadores da série, os Irmãos Duffer, não introduziram esta nova personagem e linha narrativa por acaso na história, especialmente depois de a terem deixado tão em aberto no final da segunda temporada.

Em entrevista ao site The Hollywood Reporter, Matt Duffer abordou a temática. “Para mim é estranho que não tenhamos resolvido a sua [Kali] linha narrativa. Diria que as chances dela voltar são muito altas. Elas [Millie Bobby Brown e Linnea Berthelsen] tinham uma conexão muito forte.

Quanto a certezas, infelizmente não podemos dar, mas podemos sim explicar e desenvolver um pouco melhor esta linha que esperamos estar inacabada.

Visto que os nomes das personagens de Millie Linnea são Eight (oito) e Eleven (11), é claro que existem pelo menos 11 cobaias similares a estas duas jovens. Contudo, é impossível especificar quantas delas estarão ainda vivas.

Eleven tem poderes psicocinéticos fenomenais, enquanto que Eight tem poderes de ilusão que conseguiriam enganar a mente de qualquer um. Ora tendo isto por base, é fácil pensar e perguntar que outras cobaias andarão por aí e que poderes terão.

Contudo, esta questão dá aso a uma mão cheia de outras tantas. De que lado estarão as outras cobaias? Onde estão? Como e quando se cruzarão todos os seus caminhos?

Com o desenrolar da história espera-se que o poder da ameaça que paira sobre Hawkins seja cada vez maior. E se o poder dessa ameaça começa a ser maior que o por si só já incrível poder de Eleven, então a jovem precisará de toda a ajuda possível.

A estreia mundial da terceira temporada de Stranger Things está marcada para o dia 4 de julho. Resta agora aos fãs esperar para ver o desenrolar desta enigmática e entusiasmante história.

Lê também: Julho forte na Netflix com Stranger Things, La Casa de Papel e Orange is the New Black