Há mais de dez anos que é o herói que ilustra as ruas da cidade de Lisboa, fundindo a arte e a cultura popular da capital. Até 27 de julho, Nuno Saraiva traz à Galeria de Santa Maria Maior “As Lisboas do Nuno Saraiva”, uma exposição que reúne trabalhos realizados pelo artista ao longo da última década.

Começou no mundo da banda desenhada. Com o passar do tempo, saltou para o universo mais vasto da ilustração, tendo realizado trabalhos para inúmeros jornais, revistas, livros, peças e filmes portugueses. Também optou pela carreira de professor de banda desenhada e cartoon político, mas não a tempo inteiro — afinal, o tempo é precioso sobretudo quando se trata de fazer as suas próprias ilustrações. Hoje, os arraiais e as tradições populares de Lisboa são as temáticas que mais impregnam as criações de Nuno Saraiva. Retira a maior parte da inspiração de um dos bairros mais icónicos da capital, onde a História está à espreita entre os becos, estendais e vasos à janela. A Mouraria é-lhe próxima do coração e foi ao juntar-se à associação Renovar a Mouraria que passou a traçar a imagem das Festas de Lisboa, de alguns guias ilustrados e concursos de fado.

Fonte: ModaLisboa

LÊ TAMBÉM: QUERES TER UMA VIAGEM SURPRESA? OS PREÇOS COMEÇAM NOS 175 EUROS

Em “As Lisboas do Nuno Saraiva”, que retrata as várias faces da Cidade das Sete Colinas e das suas personagens, podemos ver ilustrações editoriais, guias e mapas, campanhas publicitárias, azulejos e até esboços em toalhas de mesa de café e desenhos a tinta da china (que vão estar à venda na Galeria de Santa Maria Maior).

“Ao todo, somando material impresso, objetos e originais, apresento aqui 250 Lisboas. E muitas outras ficaram de fora, à espera de uma próxima exposição”, explica Nuno Saraiva.

Com entrada gratuita, a exposição, na Galeria de Santa Maria Maior, pode ser visitada de segunda-feira a sábado, entre as 14h00 e as 18h00. Nos dias 4, 6, 20 e 27 de julho realizam-se visitas guiadas por Nuno Saraiva, onde poderás ouvir histórias sobre as várias Lisboas do artista.