A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou no final desta segunda-feira (1 de julho) que o seu novo projeto televisivo, dirigido por Nuno Santos, já tem data de estreia. O canal “11” estreia dia 1 de agosto em todos os operadores de televisão por cabo nacionais.

No final do ano passado, o jornalista apresentou na conferência “Comunicação em Debate” o conceito do canal. O agora também dirigente do canal aponta para a proximidade “dos portugueses e das comunidades portuguesas”, tendo como base grandes concentrações como França e Moçambique.

Nuno Santos afirmou ainda chamar este projeto “apenas de canal é demasiado redutor“. Isto porque a aposta do novo canal da FPF será multiplataforma: “O ’11’ nunca vai ser feito só para os ecrãs de televisão. Os nossos conteúdos vão nascer para o Facebook, Instagram, YouTube, Whatsapp, mail e televisão“.

Sendo este um projeto da FPF, o seu principal foco serão mesmo as suas 25 seleções nacionais. “As pessoas pensam na selecção nacional, no Cristiano Ronaldo ou no Bernardo Silva, mas existem 25 seleções. Em média há um jogo de uma seleção a cada dois dias e meio”. Para além das mais de duas dezenas de seleções, a FPF é ainda responsável pela Taça de Portugal, Liga Revelação (sub-23), Liga Sportzone (Futsal) e Liga BPI (futebol feminino).

O canal que inicialmente até tinha estreia marcada para o passado mês de maio, terá ainda direito a estúdios próprios. Estes estão situados na Cidade do Futebol, em Oeiras, e, tal como todos os equipamentos técnicos do canal, terá o total financiamento da UEFA.

Mais que a aposta em conteúdos fortes e infraestruturas modernas, o canal ‘11‘ tem apostado forte nos últimos meses na contratação de bons profissionais. Entre o já vasto elenco, contam-se nomes como Rita Ferro Rodrigues, Vítor Baía, João Marcelino ou Iva Domingues.

Carlos Daniel era apontado como uma das principais caras do canal, mas com a queda do acordo de colaboração com a RTP acabou por regressar à estação pública.

Lê também:Europeu de Futebol Sub-21: RTP transmite final do campeonato