A RTP1 vai transmitir a final do Europeu de Futebol Sub-21, entre a Alemanha e Espanha, no domingo (30) às 19h45, a partir de Itália.

Dois anos depois, e desta vez em Udine, as duas seleções voltam a confrontar-se na final de sub-21, numa competição iniciada a 16 de junho.

Antes de se apurarem para a final da competição, a seleção alemã confrontou a Roménia, enquanto Espanha competiu contra os vizinhos franceses.

Alemanha VS. Roménia

O jogo entre as duas seleções invictas resultou numa vitória de 4-2 por parte da Alemanha, que eliminou a seleção romena na meia-final no Estádio Renato Dall’Ara, em Itália.

Os golos marcados por Amiri e Waldschmidt permitiram a vitória alemã mesmo que inicialmente a Roménia estivesse em vantagem.

Espanha VS. França

No Estádio Città del Tricolore, a seleção espanhola, que entrou a perder, conseguiu dar a volta ao jogo e vencer por 4-1 os franceses.

Os golos foram marcados por Marc Roca, Oyarzabal, Dani Olmo e Mayoral.

Europeu de Futebol Sub-21: Espanha

Créditos: TVI 24

De acordo com a UEFA, se quiseres assistir à final do Europeu, podes assistir à transmissão em direto a partir da RTP1. Além disso, se quiseres assistir aos resumos dos jogos, a exibição será a partir das 23h em Portugal Continental.

Factos sobre os finalistas

Num total de 24 remates, o alemão Luca Waldschmidt é considerado pela UEFA o melhor marcador da competição, com sete golos.

O melhor marcador pertencente à seleção espanhola, encontra-se em sexto lugar na lista, sendo Dani Ceballos, com dois golos.

A seleção espanhola é detentora de quatro troféus europeus de sub-21, estando abaixo dos cinco títulos que a Itália já conquistou. A Alemanha tem apenas dois.

A fase final do Europeu permitirá aos quatro semifinalistas qualificarem-se para o torneio de futebol dos Jogos Olímpicos de 2020, em Japão.

O Campeonato Europeu de Futebol Sub-21 é uma competição futebolística organizada de dois em dois anos, tendo a UEFA como organizador oficial.

Desde que adotou a forma atual, o campeonato ocorre há 41 anos, tendo Portugal ficado como segundo classificado em 1994 e 2015 e sendo o anfitrião em 2006.

Lê também:Audiências: ‘5 para a meia-noite’ bate máximo no programa de aniversário