Spider-Man: Far From Home estreou, mundialmente, esta quarta-feira, dia 26 de junho. A nova aventura do aranhiço chega às salas de cinema, em Portugal, a 4 de julho.

A sequela de Homecoming vai marcar tanto o fim de uma era, assim como o início de outra. Personagens familiares estão de regresso e a elas juntam-se novas caras.

Sendo o primeiro filme da Marvel depois de Endgame, há muita expetativa para o próximo Spider-Man. Por isso, é preciso estar a par de todos os detalhes. O Espalha-Factos recapitula e explica tudo o que precisas de saber.

O artigo pode conter spoilers sobre o MCU

As consequências de Endgame

Antes de nos concentrarmos em Far From Home, é preciso recordar os acontecimentos dos filmes que o antecedem. Captain America: Civil War introduziu Peter Parker (Tom Holland) no MCU (Universo Cinematográfico da Marvel). O super-herói foi descoberto por Tony Stark (Robert Downey Jr.) e recrutado para lutar contra a equipa do Captain America (Chris Evans).

Em Homecoming, o espetador conheceu as personagens que fazem parte da vida de Spider-Man, incluindo, como sempre, a sua tia May (Marisa Tomei), o seu melhor amigo Ned (Jacob Batalon) e o possível interesse amoroso de Michelle Jones (Zendaya). Iron Man é o mentor de Peter Parker e ajuda-o a perceber o que define um herói e como ele deve atuar.

Lê também: MARVEL PROMETE “HERÓIS LGBT MUITO MAIS PROEMINENTES” NO FUTURO

Já é icónica a morte de Spider-Man em Infinity War e a dor que isso trouxe a Tony Stark. Na sequela, Peter Parker é ressuscitado no final do filme para derrotar, definitivamente, Thanos (Josh Brolin). Infelizmente, o objetivo é alcançado através do sacrifício de Iron Man.

Endgame foi o acontecimento mais marcante da saga da Marvel. Os efeitos da guerra contra Thanos reestruturaram a vida de muitas personagens no grande tabuleiro do universo cinematográfico.

Agora, com o seu mentor morto, os super-heróis originais reformados e com o mundo à espera de um novo símbolo de esperança, a pressão está toda sobre Spider-Man. É o peso do legado dos Avengers e as inseguranças de um jovem adolescente que perturbam Peter Parker no início de Far From Home.

Spider-Man

Spider-Man: Far From Home

Por terras inexploradas

Como o próprio nome indica, o novo Spider-Man coloca a personagem principal onde nunca esteve no Cinema. Peter Parker e os colegas da escola vão fazer uma visita de estudo pela Europa. O tempo para relaxar não dura muito, porque Nick Fury (Samuel L. Jackson) recruta o aranhiço para lutar contra os Elementals.

Peter recebe ajuda de um aliado inesperado quando surge Mysterio (Jake Gyllenhaal). A personagem origina de uma realidade paralela e veio para a nossa versão da Terra na tentativa de a salvar. O infame estalar de dedos de Thanos provocou um buraco na nossa dimensão, o que permite a outros seres entrarem no mundo.

Lê também: ‘TOY STORY 4’: COMO TRANSCENDER O INFINITO E MAIS ALÉM

A existência de um multiverso é discutida pelos fãs há vários anos e agora que é oficial abre muitas possibilidades. A Marvel pode utilizar esta componente narrativa para introduzir diversas personagens. Os mais sonhadores apontam para os X-Men (agora sob o controlo da Disney), mas a coleção de personalidades da empresa de banda desenhada pode não ficar por aí.

Spider-Man

Spider-Man: Far From Home

As dúvidas à volta de Mysterio

É um pleonasmo evidente, mas certamente intencional: Existe um grande mistério à volta de Mysterio. Os fãs que não conhecem as bandas desenhadas podem não estar cientes, porém Mysterio é um dos vilões mais associados ao Spider-Man.

No entanto, Quentin Beck, o seu verdadeiro nome, apresenta-se no filme como um perito no que toca aos Elementals. Nick Fury recruta-o, precisamente, por isso e pelo que os trailers levam a querer, a personagem assume-se como um aliado de Peter Parker.

Lê também: ‘O REI LEÃO’: DISNEY ANUNCIA UMA BANDA SONORA DE CLÁSSICOS

Fãs da Marvel sabem que a publicidade pode ser enganadora e esconder surpresas. O Mysterio da banda desenhada é um génio do mal com a capacidade de criar ilusões convincentes para confundir os seus inimigos. Pode muito bem ser essa a intenção da versão de Far From Home.

Por agora, são tudo especulações baseadas em conhecimento prévio das histórias originais. A Marvel já se aproveitou disso para ir contra as expetativas dos espetadores ou para esconder o jogo até a altura oportuna. Só o tempo dirá de que lado está Mysterio, sendo apenas claro que a sua identidade é dos maiores pontos de interesse do filme.

Spider-Man

Spider-Man: Far From Home

Quem são os Elementals?

A pergunta não é de todo descabida. A equipa de vilões referida ao longo do artigo e, até ver, os antagonistas principais de Far From Home, são um conjunto, relativamente, obscuro do universo Marvel. A primeira aparição deu-se numa banda desenhada de 1974. Desde então, foram usados algumas vezes, mas nunca num papel de destaque.

O grupo é formado por Hydron, HellfireMagnumZephyr. Cada um deles controla um dos elementos da Terra. Hydron controla a água, Hellfire o fogo, Magnum o solo e Zephyr o vento. Descritos como seres anciãos, desapareceram do nosso planeta quando não conseguiram obter um escaravelho de rubi, sendo que agora ressurgiram para voltar a tentar.

Lê também: ANNABELLE 3: O REGRESSO A CASA. DESCOBRE OS FENÓMENOS PARANORMAIS QUE ACONTECERAM DURANTE A RODAGEM DO FILME

Não se sabe muito mais, mas será curioso perceber a ligação entre os vilões e Mysterio. A personagem não explica como é que é uma perita nestes seres e pode muito bem estar a trabalhar com eles. Os Elementals tanto podem ser o grande adversário de Spider-Man ou distrações de Mysterio.

Spider-Man: Far From Home

Spider-Man: Far From Home será o último filme da Fase Três do MCU. Encerrando a saga das Infinity Stones e, simultaneamente, abrindo a porta às novas aventuras da Fase Quatro. Só depois da estreia do novo filme do aranhiço é que serão reveladas mais informações sobre os próximos planos da Marvel.

Black WidowDoctor Strange 2, Black Panther 2Guardians of the Galaxy Vol. 3 são algumas das garantias para o futuro. É uma incógnita como tudo se vai alinhar e o caminho que a empresa vai definir para a maior saga cinematográfica de sempre. A única certeza é que o primeiro passo é dado para a semana, a 4 de julho.