Os Santos Populares são o mês inteiro, mas cada localidade tem uma altura específica para celebrar o São Pedro. Descobre os melhores arraiais para acabar o mês de junho em festa.

De norte a sul do país há festa para todas as idades e todos os gostos. O pão, as sardinhas e o vinho estão garantidas. Só falta a música pimba e boa companhia. Onde começar o roteiro?

Viana do Castelo

A começar no cimo de Portugal, a festa tem inicio já esta quinta-feira (27). Durante quatro dias celebra-se o São Pedro e para isso há um programa completo com música, vários acontecimentos típicos ao longo do dia e petiscos entre celebrações.

Gepostet von Comissão de festas de São Pedro da Torre 2019 am Samstag, 18. Mai 2019

O dia 27 é marcado pela presença da artista Rosinha e no dia seguinte têm lugar ritmos espanhóis com a orquestra KUBO de Espanha.

Sábado, dia 29, os festejos começam logo às 7h com a alvorada – foguetes que marcam o início do dia festivo – e ainda de manhã, às 10h, chega ao recinto das atividades um comboio turístico para circular pela freguesia. A noite tem música e fogo de artifício.

O domingo continua em festa, com as atuações da Banda de Música de Vieira do Minho e da Orquestra Função Públika de Portugal.

Viseu

Já está tudo preparado para receber as festas de São Pedro em Cavernães, Viseu. Se por norma os Santos Populares duram todo o mês ou só em alguns dias de junho, em Viseu prolongam-se até julho.

De 27 de junho a 1 de julho há muitos convidados para animar as noites e convidar a população a dar um pezinho de dança. Todos os concertos começam às 22h e o cartaz está confirmado contando com vários nomes: Luzitanos; Soma e Segue; Tekos; Uskadkasa; e Giramundo.

Dia 30 é o mais longo, começando com um desfile de carros alegóricos às 14h30 e seguindo-se um festival de folclore às 17h.

Gepostet von Festas Sao pedro – Cavernães 2019 am Montag, 24. Juni 2019

Coimbra

A região conhecida pela vida universitária também celebra os Santos. Em Condeixa-A-Velha, Coimbra, o São Pedro é o protagonista das festas que vão acontecer no final deste mês e além de comida e bebida tem vários momentos ligados à tradição local.

As festas de São Pedro começam sexta-feira, dia 28 de junho, e terminam no domingo. No primeiro dia há sardinhas como é habitual nos Santos Populares e baile com Pirikito às 22h.

No sábado começa-se pela celebração religiosa com missa e procissão às 18h e no fim desta segue-se para um jantar de convívio. A animação continua ao som de música dos anos 80 e 90 no baile com Big Jovem.

A festa encerra no domingo às 15h com jogos tradicionais.

Ericeira

No Largo da Igreja de São Pedro da Ericeira acontece o “Grandioso Arraial de São Pedro”. Antes da festa, há missa dia 28 às 17h e dia 29 às 19h.

Além dos momentos religiosos nas festas de São Pedro na Ericeira, há música, marchas populares e a boa gastronomia que acompanha os típicos Santos Populares.

É o caso do caldo verde para abrir o apetite, seguido das bifanas ou das sardinhas acompanhadas de um copo de vinho ou de uma cerveja fresca.

A sobremesa fica com a animação musical que se prolonga até às 2h do dia 30 de junho, domingo.

Gepostet von CNE Agrupamento 679 ERICEIRA am Sonntag, 16. Juni 2019

Almodôvar

A festa faz-se em dois dias com um cartaz cheio de momentos para celebrar. Dia 28 de junho a festa começa às 18h com a quermesse e à noite há música com Bruno Neves.

Dia 29 o programa é mais completo: há um torneio de sueca com 6 prémios para atribuir; missa ao fim do dia; lanche de convívio; e para encerrar as festas de São Pedro o arraial faz-se ao som das músicas do duo Mário & Paula.

Gepostet von Associação Amigos de São Pedro – Almodôvar. am Samstag, 28. Juli 2018

Madeira

Também nas ilhas se faz a festa e o São Pedro faz parceria com São Jorge, a ilha da Madeira que acolhe as celebrações do Santo.

O programa inclui os dias 28, 29 e 30 de junho e para fugir à regra do bolo do caco e da poncha, há as iguarias típicas dos Santos Populares.

Entre o cheiro das sardinhas e dos copos de vinho tinto, há marchas populares, rifas e música de diversas formas. Desde a discoteca ao ar livre – com música dos DJ‘s Chico Boy, David Cunha e Daniel Caires – até aos bailinhos e grupos corais.

Preparados??? 💃🏻🎶 Venha a nossa Festa de São Pedro e DIVIRTA-SE! 🎶👏🏻🎉

Gepostet von Festas de São Pedro 2019 – São Jorge am Montag, 17. Juni 2019