Já chegou às livrarias O Pequeno Livro das Grandes Heroínas, da autoria da escritora e tradutora Maria João Medeiros, com assinatura da Guerra e Paz Editores.

O Pequeno Livro dos Grandes Heroínas reúne as histórias de 27 mulheres líderes e visionárias que transformaram a sua época e todas as outras que se seguiram, deixando-nos um legado de coragem e heroicidade que permanece até hoje no nosso imaginário coletivo.  Qual o grande desafio para a autora, Maria João Medeiros? “Fazer desabrochar o que cada uma destas 27 vidas pode trazer de inspirador às nossas“.

O livro percorre diferentes épocas, desde a Grécia Antiga até ao século XX, mas não se fica pelos factos históricos. Segundo a autora, este “É um pequeno livro de histórias e não de História. A diferença é que, não pretendendo ser exaustiva nos factos, dei por mim em busca da intensidade máxima dos gestos e de novos ângulos de abordagem a aspectos bem conhecidos“.

Nas páginas deste “pequeno livro de histórias” poderás conhecer, entre outras, a luta de Rosa Luxemburgo, a história da última rainha do Egito, Cleópatra, a subversiva Frida Khalo, a resistente e eterna Anne Frank ou a mártir Joana d’Arc. Em todas elas, conta Maria João Medeiros ao Espalha-Factos, “houve um fascínio duplo: a descoberta do que era inesperadamente diferente e depois a plena identificação com ideais, emoções e sensações que, apesar de remotos, permanecem em tudo tão semelhantes aos nossos“.

 

Fotografia: divulgação/ Almedina

Se por um lado esta viagem cronológica pela afirmação e emancipação femininas assinala e relembra lutas passadas, por outro dá-nos conta da necessidade de outras tantas lutas futuras, transversais à arte, à ciência, à política e à espiritualidade. Preparado para te deixares inspirar? Podes adquirir o livro em qualquer livraria ou aqui, através do site da Guerra e Paz Editores.

LÊ TAMBÉM: OS DEZ LIVROS QUE DEVES LER ESTE VERÃO