A Apple deixou um aviso esta sexta-feira (21 de junho) aos seus clientes para a deteção de um “problema nas baterias” dos Macbook Pro de 15 polegadas comprados entre setembro de 2015 e fevereiro de 2017, que “podem sobreaquecer e representar um risco de segurança.”

Se tiveres um computador da Apple com as características acima referidas é aconselhado que o devolvas imediatamente à empresa multinacional de tecnologia. Os aparelhos em questão correm mesmo o risco de se incendiar devido a esse sobreaquecimento.

Caso queiras confirmar se o teu portátil corre este risco, tudo o que tens que fazer é carregar no símbolo da Apple que aparece no canto superior esquerdo do ecrã e selecionar “Sobre este Mac“. De seguida, deves verificar o modelo, caso seja “MacBook Pro (Retina, 15 polegadas, 2015)” deves mesmo devolvê-lo.

Quanto ao que fazer a seguir é muito simples. Vai ao site Apple e insere o número de série do teu computador. Depois disso a marca contactar-te-à dentro de momentos e dirá se o teu aparelho é elegível para o seu programa de recolha da bateria.

Caso este seja elegível, a Apple aconselha os seus consumidores a realizarem um back up dos seus ficheiros e a deslocarem-se a uma loja certificada por forma a que seja realizada a sua reparação.

Quanto a custos, não te preocupes. A reparação é gratuita e estima-se que demore entre uma a duas semanas.

Lê também:As aplicações que te vão ajudar a organizar as leituras deste verão