O verão chega esta sexta-feira (21), mas ainda sem grande sol e calor, com temperaturas abaixo do normal para esta altura do ano, anunciam as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A meteorologista Patrícia Gomes, em declarações à Agência Lusa, fala de nebulosidade em várias partes do país e máximas entre os 18 e os 30 graus nas várias regiões nacionais, descrevendo um verão “que vai começar tímido“. As temperaturas mais altas, próximas dos 30º, vão se registar “em Santarém, Castelo Branco, algumas zonas do Alentejo e sotavento algarvio“, enquanto a maior nebulosidade se verificará “em alguns locais do Norte, Centro e Alentejo”.

As temperaturas deverão subir entre dois e quatro graus ao longo do dia de sexta-feira, com o fim-de-semana a manter a tendência de subida. No Vale do Tejo, Alentejo e sotavento algarvio as temperaturas poderão chegar aos 35 graus entre sábado e domingo.

Mas é sol de pouca dura. No domingo haverá uma nova descida da temperatura, devido à aproximação de uma superfície frontal fria que trará precipitação às regiões do Norte e Centro, com especial incidência no litoral.

Lê também: Como é que te podes proteger do calor durante as corridas de verão

Um verão longo e quente?

O portal Accuweather promete, no entanto, “um verão longo e muito quente“. De acordo com os dados do site, o país assistirá a “Ondas de calor, temperaturas de 43 graus Celsius ao longo de vários dias consecutivos, risco de incêndio elevado“.

Estas previsões foram, no entanto, refutadas por Alfredo Rocha, professor de meteorologia e clima da Universidade de Aveiro. Em declarações ao jornal Público, este especialista explica que é cedo para fazer previsões a tão longo prazo e vai mais longe, ao afirmar que “em termos de meteorologia e do clima, tudo o que não refira concretamente institutos de meteorologia ou centros regionais de meteorologia e clima como o Centro Europeu de Previsão do Tempo ou que não refira artigos científicos que foram validados por colegas autores não tem validade quando se faz uma afirmação com carácter científico“.

O solstício de verão vai ocorrer às 16h54 desta sexta-feira, marcando o início da estação no Hemisfério Norte, explica o Observatório Astronómico de Lisboa. Esta estação do ano prolongar-se-à por 93,66 dias, até 23 de setembro.

Vê também quais são os novos gelados deste verão para combater o calor