Jogos Sem Fronteiras, o lendário formato televisivo que punha cidades europeias a defrontarem-se em jogos físicos e desportivos, está de volta na rentrée da temporada televisiva, anuncia a imprensa francesa.

A nova edição, produzida pela France 2, o principal canal público gaulês, recupera um formato que esteve no ar entre 1965 e 1999. A ideia original, criada por Guy Lux e Claude Savarit com o incentivo de Charles de Gaulle, foi desenvolvida pela Eurovisão e resultou em mais de trinta emissões.

A sessão de 2019 dos Jogos Sem Fronteiras, sobre a qual ainda não há muitos detalhes, terá apresentação de Nagui Fam, um apresentador francês de ascendência italiana e egípcia. A data de transmissão e a periodicidade não foram ainda definidas.

Na edição original, Portugal é o segundo país com mais vitórias: cinco em 15 participações. O nosso país foi apenas ultrapassado pela Alemanha, que participou 16 vezes e triunfou em seis ocasiões. Os portugueses, cuja participação foi sempre organizada pela RTP, foram também anfitriões da edição de 1979.

Ainda não foi possível apurar se este novo evento contará com a participação das televisões europeias e se o canal luso está interessado em regressar à competição.