Se aproveitas as férias grandes para colocar em dia a leitura e não perdes uma feira do livro, então chegou a altura de te organizares e de te preparares para as compras e leituras deste verão.

Ao invés de escreveres mil e um papelinhos, ou notas no telemóvel, podes ter toda a informação e a tua Wish list num site, ou aplicação. O Espalha-Factos fez o trabalho de casa por ti e deixa-te sugestões que te vão facilitar, e muito, a vida.

Goodreads

O Goodreads é uma espécie de rede social dedicada aos amantes da literatura. Cada utilizador tem um perfil e nele constam não cargos, ou experiências vividas, mas sim livros, lidos e por ler. Aqui adicionam-se amigos e os likes e as conversas surgem em torno de obras literárias.

Neste site podes organizar as tuas leituras e dividi-las em três listas: Read; Currently Reading e Want to read. À medida que avanças nas páginas do livro podes registar essa informação no site, desta forma tens a certeza de que sabes sempre em que página te encontras, mesmo que percas o marcador.

Existe nesta rede literária uma grande diversidade de obras, desde uma versão antiga do 1984 até ao mais recente lançamento.

No fim de cada livro, o leitor é convidado a avaliar e comentar a obra que leu, de modo a transmitir um feedback aos seus amigos e/ou futuros leitores. A avaliação é feita através da atribuição de estrelas, de 0 a 5.

O Goodreads possibilita ainda a criação de grupos, ou a adesão a grupos de discussão literária, uma espécie de clube do livro online.

Aplicação “Goodreads” / Fonte: Play Store

Skoob

O Skoob funciona de modo semelhante ao Goodreads, todavia não se encontra em Inglês.

Neste site e aplicação desenhada a pensar nos leitores brasileiros, escrevem-se críticas literárias, avaliam-se obras, recomendam-se livros, compartilham-se os avanços na leitura e criam-se metas anuais..

Aplicação “Skoob”/ Fonte: Play Store

Minha Estante

A Minha Estante funciona como uma biblioteca online e procura facilitar a organização das obras dos leitores.

Os utilizadores podem adicionar à aplicação os livros que têm nas suas estantes e escrever informações adicionais acerca dos mesmos. As suas obras favoritas merecem destaque e podem ser marcadas.

As obras encontram-se organizadas por géneros literários pré-definidos, o que facilita a procura de um livro e faz com que tudo se encontre mais organizado.

A aplicação permite ainda que se registem os empréstimos de livros, deste modo nenhum utilizador corre o risco de se esquecer a quem emprestou determinada obra.

Aplicação “Minha Estante”/ Fonte: Play Store

Minha Leitura: Organizador

Minha Leitura: Organizador é uma aplicação que tem como objetivo organizar, planear e acompanhar as leituras dos seus utilizadores, funcionando como uma espécie de assistente da leitura.

Aqui planeiam-se leituras e estipulam-se prazos, determinam-se as páginas a ler por dia e as datas para terminar os livros. Insere-se o nome da obra e o seu autor, o número de páginas e/ou capítulos e a altura em que se pretende terminar.

Este aplicativo incentiva à leitura diária e, por isso, propõe que se crie um horário para ler, definido pelo utilizador consoante a sua disponibilidade. De modo a que este horário não seja esquecido a aplicação notifica o utilizador.

Na Minha Leitura podem ser realizadas listas de livros e anotações, sendo que estas podem ser partilhadas com outras pessoas.

Meus Livros

Meus Livros é uma aplicação gratuita, que funciona como uma biblioteca pessoal.

Os utilizadores não necessitam de estar ligados à internet para mexerem na aplicação e gerirem, digitalmente, os seus livros.

Esta aplicação foi criada a pensar nos apaixonados por literatura e pretende ajudá-los a organizarem as suas obras e a não se esquecerem de nenhum pormenor relacionado com as mesmas.

Os livros encontram-se separados por lidos, ou não lidos e cabe ao utilizador assinalar os seus favoritos.

Aplicação “Meus Livros”/ Fonte: Play Store

A Meus Livros permite ainda que se adicionem diversos pormenores às obras, como o número de páginas, a quantidade de capítulos, a página atual, a data de início de leitura e a de fim e, um dado curioso, o preço de cada livro. Com esta última funcionalidade a aplicação procura dar a conhecer aos utilizadores a quantidade de dinheiro que já gastaram em obras literárias.

Aplicação “Meus Livros”/ Fonte: Play Store

Lê também: SETE LIVROS PARA CELEBRAR O MÊS DO ORGULHO LGBTQ+