Para a noite de São João não falta animação. É já este domingo (23) que se celebra uma das noites mais animadas na Invicta, com tudo a que os portuenses têm direito. O Espalha-Factos faz-te um guia pelas festas da cidade.

Dia 23 de junho ninguém dorme no Porto. Nem o São João. É noite de celebrar com muita música, comida e amigos. Há atividades tradicionais – como as Cascatas de São João ou o Concerto de São João – mas também vários arraiais e festas modernas.

Arraial São João nas Artes 2019

Começa bem cedo – às 15 horas – e prolonga-se pela noite dentro. É a Casa das Artes do Porto que recebe o arraial organizado pela Terceiro Piso, uma marca de organização, promoção e coordenação de eventos.

Há atividades para os mais novos – com pinturas faciais e insufláveis – e para os graúdos, que já têm anos de Santos Populares. Além da diversão com concertos e sets de DJ, não pode faltar a comida, e para isso há vários menus “São João”.

Desde a sardinha com broa, às fêveras, ao entrecosto ou à bifana no pão com batatas fritas e o caldo verde. Para quem não é adepto destas opções tem ainda food trucks com comida vegetariana e sobremesas para fechar em grande.

Vão estar presentes as marcas Pé na Horta (FoodTruck Vegetariana); Crepes de Paris (FoodTruck Crepes Salgados e Doces) e a Gare Gelato (FoodTruck Gelados).

Festas de São João no Tasty District

Aqui não há só um, mas três dias de festa. Começa no dia 21 e continua até dia 23 de junho no Tasty District, na Porta nº 57, junto ao fim da linha do elétrico da batalha.

O evento no dia 21 e 22 começa às 22 horas. No primeiro dia há ritmos cubanos no arraial com a banda Union Salsera. No dia 22 de junho estão confirmados The Sensual Theme Show (soul jazz), Nau (música portuguesa) e U’GO (funk rock).

Para o grande dia de São João – dia 23 de junho – o arraial começa às 18 horas e tem música a rigor, o pimba, e temas típicos de São João na voz de Vera Cardoso Estrela.

Já está tudo pronto para a noite mais animada do ano? ALERTA, no Tasty District são 3 dias de festa, contamos consigo…

Publicado por District em Sexta-feira, 14 de junho de 2019

Arraial de São João na Ribeira

Também no dia 23 a festa no Porto começa logo pelas 19 horas com o arraial de São João e as típicas iguarias: a sardinha, a broa, o pimento, a bifana, o vinho e a cerveja.

Mas o que torna este um arraial diferente é o fogo de artifício que encerra a noite na Ribeira, onde os portuenses podem desfrutar do espetáculo com cerca de 20 minutos junto ao rio.

Depois do fogo de artifício há música com o guitarrista e compositor João Gil, com novos temas e arranjos também cantados pelos convidados da noite: Ala dos Namorados, Ana Bacalhau, Carlão, João Pedro Pais e Tim.

Concerto de São João

Para quem não é adepto dos arraiais e da confusão do São João, pode optar pelos concertos na Casa da Música, ao som da Banda Sinfónica Portuguesa.

O concerto tem Francisco Ferreira como diretor musical e conta com nomes como Rubén Simeó – solista de alto nível – no trompete, Aldo Rafael Forte, Alfred Reed e José Silva Marques.

O concerto começa às 22 horas na Sala Suggia e tem entrada livre. Quem quiser pode ainda optar por se inscrever no jantar de São João, que custa 35 euros.

Cascatas de São João

A Cascata Comunitária de São João está exposta no Mercado Temporário do Bolhão. Esta é já uma tradição na cidade. O objetivo é que a estrutura integre cerca de 500 peças.

Há ainda um concurso das Cascatas de São João, podendo ser admiradas as 34 construções em competição.

Arraial na Fábrica Nortada com cerveja de manjerico

É a artesanal e é feita com manjerico. A cerveja é uma das principais atrações do arraial organizado pela Fábrica Nortada, mas há muito mais.

https://www.facebook.com/CervejaNortada/photos/gm.705179779900025/2397350456983538/?type=3&theater

A partir das 19 horas há música popular. Para acompanhar tens os pratos próprios do restaurante – como os hambúrgueres e tábuas de enchidos – ou as iguarias dos Santos Populares com um menu próprio para o dia 23 de junho.

Inclui o caldo verde, um prato de sardinhas ou, de febras e entremeadas, batatas cozidas, pimentos e ainda a estrela da festa: um copo da Lagerico. O menu custa 12 euros.