Lançamento do canal NOS Studios
Fotografia: NOS

NOS lança NOS Studios, um canal de cinema dedicado a blockbusters

Num mundo cada vez mais repleto de serviços de streaming, a NOS lançou esta terça-feira (18) um produto comparativamente físico e tradicional: um canal de televisão, o NOS Studios.

Na posição 16, este é um novo canal premium de cinema, à semelhança dos canais TVCine. É o primeiro canal de emissão contínua dentro da marca NOS e mantém-se exclusivo a clientes da operadora. Está incluído nos pacotes com TV UMA ou pode ser subscrito por cinco euros por mês. Durante o primeiro mês, todos os clientes NOS com box têm acesso.

O canal tradicional vem acompanhado do NOS Studios+, um catálogo on-demand na box da NOS ou na app NOS TV (web e plataformas móveis), onde residirão os filmes depois de passarem no canal.

A programação do canal assenta principalmente em filmes blockbuster de grandes estúdios e filmes premiados com Oscars, dentro dos géneros de ação, romance, drama, comédia e animação.

Imagem: NOS

Em termos de catálogo, a NOS promete 50 filmes a partir de hoje (através do NOS Studios+), e 100 filmes até ao final de julho. A nível de datas de estreia, vão estar equiparadas às estreias dos mesmos filmes nos canais TVCine (cerca de 12 meses depois da sua estreia em cinema).

Regresso ao futuro?

A proposta da NOS pode parecer presa no passado, mas a verdade é que traz alguma diferenciação a este meio em que cada vez mais plataformas disputam os mesmos utilizadores.

O NOS Studios procura trazer um nível de curadoria para tomar partido da natureza linear do canal quando comparado aos serviços on-demand como Netflix, HBO, Amazon Prime Video e o próprio NOS Play, que se mantém completamente independente deste novo serviço.

Isto reflete-se de algumas formas na programação: Existem dias temáticos associados a géneros, estúdios ou sagas: filmes de terror à sexta-feira, animação Disney aos domingos, etc.

Em determinadas ocasiões, vão ser exibidas maratonas de filmes em antecipação de uma estreia em cinema. Um exemplo disto é a maratona Toy Story 1, 2 e 3 que irá decorrer este domingo antes do lançamento do Toy Story 4 nas salas de cinema a 27 de junho.

Duas das sessões dedicadas no canal NOS Studios (Imagem: NOS)

Estes alinhamentos podem ser vistos como playlists: juntam um conjunto de filmes que partilham algo em comum. A aposta da NOS passa por criar uma sensação de “evento” em torno de cada emissão, contextualizando-as em torno de géneros, novas estreias ou outros fatores.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Octavia Spencer em Madam C. J. Walker
Crítica. ‘Self Made’: O triunfo das mulheres negras