Foi a 15 de junho de 1979 que a banda de Ian Curtis, Bernard Sumner, Peter Hook e Stephen Morris editou o seu primeiro álbum. Unknown Pleasures comemora 40 anos e, como forma de celebração, são agora lançados vídeos oficiais para cada uma das 10 canções que compõe o disco.

‘I Remember Nothing’, tema que encerra o álbum, foi o primeiro a ser revelado. Warren Jackson, coordenador visual da banda, é o principal responsável pelo projeto que descreve como “um reimaginar cinematográfico da música” dos Joy Division para a atualidade.

Assiste ao videoclip:

O vídeo, realizado por Helgi e Hörður, conta com a participação dos atores Baltasar Breki Samper e Hilmir Jensson.

No que diz respeito aos restantes nove temas, estes serão divulgados mensalmente sem que, no entanto, sigam a ordem original pelo qual as canções se encontram no álbum. Unknown Pleasures terá ainda uma nova reedição comemorativa.

Formados em 1976, os Joy Division são uma banda inglesa de pós-punk cuja música se caracteriza pela sua sonoridade melancólica. O vocalista Ian Curtis, que sofria de epilepsia, acabaria por se suicidar a 18 de maio de 1980, um dia antes da banda iniciar a sua primeira tournée internacional, nos Estados Unidos.

A morte de Ian levaria ao fim dos Joy Division nesse mesmo ano com os restantes membros a criarem, meses mais tarde, a banda New Order.