As celebrações do Orgulho LGBT continuam durante todo o mês. O Espalha-Factos mostra-te os eventos que estão marcados para a segunda metade do mês em todo o país.
O mês de junho celebra as conquistas e afirma a importância de continuar a lutar pela aceitação da comunidade LGBT. A principal mensagem dos movimentos é a afirmação da diversidade e a luta pela igualdade de direitos de pessoas lésbicas, gay, bissexuais, trans e intersexo (LGBTI+).
Vê também: 15 filmes para celebrar o Pride Month 2019
As cores saem à rua, as vozes também e não falta ainda vontade de festejar. Fica a saber onde te podes juntar por esta causa.
1.ª Marcha LGBTI+ Aveiro
Pela primeira vez este sábado (15), Aveiro também sai à rua numa marcha para celebrar os progressos e alcançar mais conquistas. Desde a Estação de Aveiro até à Praça da República, os aveirenses lutam pela diversidade e por uma sociedade livre do preconceito e da discriminação.
A marcha começa às 15 horas e termina às 20 horas. Depois da marcha há festa: às 20h30 no Galitos bar, junto à ria, para conviver durante o sunset; e mais ao fim da noite a celebração passa para a Taberna do Rockabilio – às 23 horas – com música e animação para fechar o dia.
Arraial Lisboa Pride 2019
Junho é o mês dos arraiais para celebrar os Santos Populares e por isso mesmo há também um arraial no Terreiro do Paço para celebrar o mês PRIDE. O Arraial Lisboa Pride 2019 acontece no dia 22 de junho e é organizado pela ILGA Portugal, a associação de direitos LGBT.
O ano passado o evento contou com 70 000 participantes. Este ano espera-se também uma forte adesão, afirmando a capital como cidade que valoriza a diversidade e igualdade. O evento é para todas as idades, desde os mais pequenos até aos seniores.
Para o mais novos há o arraialito, com pinturas e fiadeira de histórias. Para os mais velhos há um workshop de bordado sobre fotografia. Pelo meio do recinto ainda se encontra a carrinha MOVE-SE do GAT com rastreios de HIV e não só e uma “after dark” que começa às 22h.
A entrada é livre e a festa começa às 16 horas, prolongando-se pela noite dentro até às 4 horas.
20.ª Marcha do Orgulho LGBTI+
Quase a fechar o mês, há uma marcha no dia 29 de junho. É a 20.ª marcha do Orgulho LGBT +. Começa na Praça do Príncipe Real em direção à Avenida Ribeira das Naus.
A primeira foi em 2000 e 20 anos depois continua-se a celebrar a Marcha do Orgulho, os 45 anos da liberdade e os 50 da Revolta de Stonewall.
As cores LGBT vão marchar pela cidade para celebrar as conquistas e marcar relembrar a importância de continuar a lutar pela igualdade e aceitação. Começa às 17 horas e termina às 20.