As celebrações do Orgulho LGBT continuam durante todo o mês. O Espalha-Factos mostra-te os eventos que estão marcados para a segunda metade do mês em todo o país.

O mês de junho celebra as conquistas e afirma a importância de continuar a lutar pela aceitação da comunidade LGBT. A principal mensagem dos movimentos é a afirmação da diversidade e a luta pela igualdade de direitos de pessoas lésbicas, gay, bissexuais, trans e intersexo (LGBTI+).

Vê também: 15 filmes para celebrar o Pride Month 2019

As cores saem à rua, as vozes também e não falta ainda vontade de festejar. Fica a saber onde te podes juntar por esta causa.

1.ª Marcha LGBTI+ Aveiro

Pela primeira vez este sábado (15), Aveiro também sai à rua numa marcha para celebrar os progressos e alcançar mais conquistas. Desde a Estação de Aveiro até à Praça da República, os aveirenses lutam pela diversidade e por uma sociedade livre do preconceito e da discriminação.

A marcha começa às 15 horas e termina às 20 horas. Depois da marcha há festa: às 20h30 no Galitos bar, junto à ria, para conviver durante o sunset; e mais ao fim da noite a celebração passa para a Taberna do Rockabilio – às 23 horas – com música e animação para fechar o dia.

É HOJE A PRIMEIRA MARCHA LGBTI+ DE AVEIRO!Junta-te a nós às 15h na estação da CP. Juntas e juntos vamos vencer o preconceito e o conservadorismo!✊📢🎉🏳️‍🌈

Publicado por Marcha LGBTI em Aveiro em Sábado, 15 de junho de 2019

Arraial Lisboa Pride 2019

Junho é o mês dos arraiais para celebrar os Santos Populares e por isso mesmo há também um arraial no Terreiro do Paço para celebrar o mês PRIDE. O Arraial Lisboa Pride 2019 acontece no dia 22 de junho e é organizado pela ILGA Portugal, a associação de direitos LGBT.

O ano passado o evento contou com 70 000 participantes. Este ano espera-se também uma forte adesão, afirmando a capital como cidade que valoriza a diversidade e igualdade. O evento é para todas as idades, desde os mais pequenos até aos seniores.

Para o mais novos há o arraialito, com pinturas e fiadeira de histórias. Para os mais velhos há um workshop de bordado sobre fotografia. Pelo meio do recinto ainda se encontra a carrinha MOVE-SE do GAT com rastreios de HIV e não só e uma “after dark” que começa às 22h.

A entrada é livre e a festa começa às 16 horas, prolongando-se pela noite dentro até às 4 horas.

Porque o Arraial Lisboa Pride 2019 é para tod@s e para todas as famílias, a programação não é só musical! 🤩Tens sim 12…

Publicado por Arraial Lisboa Pride em Quinta-feira, 13 de junho de 2019

20.ª Marcha do Orgulho LGBTI+

Quase a fechar o mês, há uma marcha no dia 29 de junho. É a 20.ª marcha do Orgulho LGBT +. Começa na Praça do Príncipe Real em direção à Avenida Ribeira das Naus.

A primeira foi em 2000 e 20 anos depois continua-se a celebrar a Marcha do Orgulho, os 45 anos da liberdade e os 50 da Revolta de Stonewall.

As cores LGBT vão marchar pela cidade para celebrar as conquistas e marcar relembrar a importância de continuar a lutar pela igualdade e aceitação. Começa às 17 horas e termina às 20.