No dia 15 de junho (sábado), o hipermercado Continente, do centro comercial CascaiShopping, vai ser o espaço de uma campanha de Doação de Sangue.

Para  participar nesta iniciativa é necessário que os dadores tenham idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, um peso igual ou superior a 50 quilos e que levem um estilo de vida saudável.

Para além destes requisitos, o Serviço Nacional de Saúde sugere ainda a adoção de alguns comportamentos antes da doação:

  • Hidratação com líquidos como água ou chá no dia anterior e no próprio dia;
  • Evitar grandes períodos de exposição solar;
  • Tomar o pequeno almoço (caso queira doar sangue durante o período da manhã);
  • Se der sangue após o almoço aguardar 3 horas para completar a digestão.

Após a mesma, o dador deve continuar a hidratar-se ao longo do dia, e evitar uma longa exposição solar e exercício físico.

É ainda importante referir que os homens podem dar sangue de 3 em 3 meses e as mulheres de 4 em 4 meses, sem comprometer a sua saúde.

Esta ação tem como objetivo chamar a atenção para a diminuição do número de dádivas de sangue por dadores  jovens, o que consequentemente demonstra um envelhecimento da população portuguesa.

De acordo com os dados recolhidos pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), em 2017, e divulgados pelo Diário de Notícias, dos 209 mil dadores de sangue registados, apenas 14% eram jovens (cerca de 29 260 pessoas).

Para Luís Negrão do IPST, responsável pelo relatório desta entidade sobre as doações de sangue entre os jovens, uma das principais razões desta falta de jovens dadores prende-se com questões demográficas.

Neste sentido, o responsável  considera ainda que há mais jovens a dar sangue na zona de Lisboa, uma vez que na capital se realizam diversas ações de sensibilização.

No entanto, é essencial que esta sensibilização seja feita no país inteiro.

A iniciativa decorre entre as 10h00 e as 13h00 e entre as 15h00 e as 19h00, no Continente (Piso 0), e a entrada será na porta que se encontra entre o Balcão de Apoio ao Cliente e a tabacaria do Continente.