As Marchas Populares lideraram as audiências de horário nobre esta quinta-feira (12) e bateram a líder SIC e a série Golpe de Sorte. A emissão desta quarta-feira (12) da RTP1 foi dedicada à comemoração do Santo António em Lisboa.

O desfile dos vários bairros lisboetas, em direto da Avenida da Liberdade, foi líder durante toda a transmissão com 8,8% de audiência média e 26,4% de share. Golpe de Sorte (9% / 20%) foi o programa mais visto do dia em média, por ter uma transmissão mais curta, mas perdeu no confronto direto e teve o pior resultado do ano: À hora da série da SIC, as Marchas Populares na RTP1 marcavam 11,9% de audiência média e 26,4% de share.

Prisioneira, na TVI, também voltou a bater mínimos. A novela ficou com 7% de audiência média e 15,7% de share.

Santos dominam o dia

A RTP1 teve uma programação em direto com muito enfoque nos Santos Populares e a aposta deu frutos. Os Casamentos de Santo António marcaram 2,7% de audiência média e 19,9% de share na emissão matinal, chegando a bater a líder Cristina durante 30 minutos não consecutivos.

A apresentadora da SIC liderou das 10h às 13h com 3,9% de audiência média e 27,8% de share e voltou a ver o concorrente Você na TV! no terceiro lugar: 2% de audiência média e 14,3% de share para o formato da TVI.

Durante a tarde, os Casamentos reforçaram a posição e lideraram. 4,3% de audiência média e 19,9% de share para a emissão vespertina, que empurrou A Tarde É Sua, da TVI, para o pior registo do ano: 2,1% de audiência média e 8,8% de share.

TVI no vermelho

A estação pública liderou as contas diárias com 21,5% de share, seguida pela SIC com 19% e pelo canal de Queluz com 12,7%. Foi o segundo pior share diário de 2019, contra 12,3% a 18 de maio, mas acima de tudo correspondeu à pior audiência média desta temporada. Ou seja, foi o dia do ano com menos espectadores para a TVI: apenas 222,6 mil espectadores por minuto.

Outros destaques do dia

  • Sem a concorrência de O Preço Certo, Quem Quer Namorar com o Agricultor II teve o diário mais visto desde a estreia: 9% de audiência média e 26,5% de share;
  • Nas privadas, a noite foi difícil: A Dona do Pedaço (SIC, 4% / 15,6%) e #LikeMe (TVI, 1,7% de audiência média e 7,8% de share) bateram novos mínimos com a subida da RTP1 a ser um rolo compressor nos resultados noturnos;
  • O impulso das Marchas Populares levou o RTP Arena, dedicado aos ESports, para a liderança no horário de transmissão e para o melhor resultado do ano: 1,7% de audiência média e 18,9% de share à uma e meia da manhã;