Termina no próximo domingo, 16 de junho, a 89ª edição da Feira do Livro de Lisboa. Por isso, o Espalha-Factos preparou um roteiro eclético e variado para que possas desfrutar ao máximo dos últimos quatro dias desta edição. Encontrarás inúmeras sessões de autógrafos, debates, clubes de leitura, observações astronómicas, workshops de ilustração, e até concertos.

13 de junho

Para fazer jus à máxima “mente sã em corpo são”, nada melhor que começar o dia com um workshop de fitness com o Personal Trainer, Nilton Bala, pelas 11h30 no Relvado.

Já pelas 14h30, podes assitir a uma conversa entre Cristina Ferreira e Jonathan Munro em torno do livro Falar Inglês É Fácil, no Pavilhão.

Em seguida, às 15h, a 20|20 Editora promove sessões de autógrafos para vários gostos. Se te interessa a Segunda Guerra Mundial, podes assistir no Pavilhão a uma conversa e sessão de autógrafos com Norman Ohler, autor do livro Delírio Total que expõe a sua investigação sobre a elevada dependência de drogas da Alemanha nazi. Se, por outro lado, preferes tópicos como o Desenvolvimento Pessoal e Meditação, poderás conversar com a autora de ABC da Meditação, Maria João Viana, também no Pavilhão.

Pela mesma hora, o Auditório recebe o debate António Variações- Um homem à frente do seu tempo?, dinamizado pela Bertrand Editora. Nele, Manuela Gonzaga e Raquel Varela analisam a vida, a excentricidade e o olhar de “um dos mais carismáticos artistas portugueses”.

Pelas 16h, a Praça Laranja recebe Jerónimo Pizarro para a apresentação dos dois últimos volumes da Coleção Pessoa: Poesia — Antologia Mínima e Fernando Pessoa, The Poet With Many Faces – a biography and anthology. Promovida pela Tinta-da-China, conta com leituras de Matilde Campilho.

Podes, por fim, terminar o dia com música, no Stand da SCML, ao som do jazz do saxofonista Mark Cain, pelas 17h.

feira do livro lisboa

14 de junho

Para os amantes de poesia, a Emporium Editora traz ao Espaço dos Pequenos Editores, pelas 15h, Nélio Gemusse, escritor moçambicano, para uma sessão de autógrafos a propósito do seu livro Poemas +258, uma antologia de poesia moçambicana.

Já pelas 18h, o Auditório é palco da Apresentação do 4ºPrémio Literário UCCLA – Novos Talentos, Novas Obra sem Língua Portuguesa,  de 2019 com a presença do autor premiado, editor, membros júri e do Secretário Geral da UCCLA.

Por fim, a Praça Laranja recebe pelas 19h o Combo de Pop/Rock da Universidade Lusíada com Alex Sweeney (guitarra), Bernardo Nunes (baixo), David Cunha (guitarra), Mariana Caeiro (voz) e João Alexandre (bateria).

15 de junho

A tarde do penúltimo dia da 89ª edição da Feira do Livro está repleta de sessões de autógrafos. Uma delas, com José Rodrigues dos Santos, no Pavilhão, pelas 15h, promovida pela Gradiva Publicações. Outra com Yara Monteiro, pela Guerra e Paz Editores, e cujo livro já foi divulgado pelo Espalha-Factos aqui. E ainda duas sessões com a presença de António Lobo Antunes e José Jorge Letria, ambas organizadas pela LeYa. Todas decorrem no Pavilhão, pelas 15h.

Pelas 15h30, também no Pavilhão, podes partilhar os teus problemas com a Clara Não e transformá-los em ilustrações. Além disso, poderás ter o seu livro Miga, esquece lá isso! autografado. Também pelas 15h30, a Porto Editora promove uma sessão de autógrafos com Luísa Ducla Soares.

No Stand da BLX pelas 17h, poderás participar numa oficina de Tricot Solidário, cujo material reverte para a Ajuda de Berço e para o Centro Social e Paroquial da Penha de França.

Já pelas 18h, a Edições Colibri promove uma sessão de autógrafos com Margarida Tengarrinha, autora do livro Memórias de uma Falsificadora.

Por fim, nos stands da Gradiva Edições, pelas 21h, poderás usar os telescópios do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço para explorar as crateras e mares da Lua, quase em fase de lua-cheia. Pouco depois das 22h30 poderás observar Júpiter e as suas luas.

feira do livro lisboa

16 de junho

Para iniciares o último dia desta edição da Feira do Livro, sugerimos-te uma visita guiada à Estufa Fria de Lisboa, que começa às 11h.

Depois de uma pausa para almoço, tens oportunidade de observar o Sol ao telescópio (com filtros solares), com o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, junto aos stands da Gradiva, pelas 14h.

Já pelas 15h30, poderás optar entre duas sessões de autógrafos, ambas a decorrer no Pavilhão. Uma delas, promovida pela Quetzal, com José Eduardo Agualusa e a outra, pela Porto Editora, com Miguel Esteves Cardoso, a propósito do seu novo livro No Passado e No Futuro Estamos Todos Mortos.

Em seguida, a Praça Laranja recebe, pelas 16h, Ricardo Araújo Pereira para uma sessão de autógrafos do seu novo livro Mixórdia de Temáticas – Série Lobato. Pelas mesma hora no Pavilhão,  a Companhia das Letras recebe João Tordo, também numa sessão de autógrafos da sua nova obra A Mulher que Correu Atrás do Vento, entre outras.

Se, por outro lado, o que desejas é uma breve pausa na literatura, podes aproveitar o workshop de ilustração, promovido pelo Grupo Almedina, e que conta com a presença de Helder Peleja. O evento acontece no Pavilhão, pelas 17h.

Por fim, nada como o Clube de Leitura no espaço BLX para retomar e terminar o dia junto das palavras e da poesia. O Clube começa às 19h, numa sessão moderada por Susana Pacheco, sobre a poesia de Sophia de Mello Breyner Andersen.

Lê também: “Feira do Livro de Lisboa. damos-te os melhores truques para escapares à confusão”