O festival Sónar regressa à cidade de Barcelona entre os dias 17 e 21 de julho, em versão dia e noite. O Espalha-Factos diz-te quais os cinco artistas que atuarão e que queríamos ver em Portugal.

ALEESHA

Ainda não cumpriu duas décadas de vida e já conquistou o título de “a Rihanna espanhola”. Originária de Ibiza, a cantora é muito maior que a ilha que a viu nascer e crescer. A sua música combina as influências urbanas e mescla as línguas espanhola e inglesa. A organização do festival garante que Aleesha poderia figurar numa playlist ao lado de nomes como PartyNextDoor ou Tinashe.

 

BAD BUNNY

O artista porto-riquenho é uma das estrelas do cartaz do Sónar 2019. Na sua lista de colaborações conta com nomes como Cardi B, J Balvin, Becky G, Daddy Yankee ou Drake. A sua – ainda – curta carreira e rápida ascensão já lhe valeram mais de nove milhões de seguidores no Spotify, a chegada ao nº 1 da Billboard Hot 100 e a manutenção nesse top durante uma semana. Em Barcelona apresentará o seu novo single: Callaíta.

BAD GYAL

É certo que já tivemos Alba Farelo em Portugal, contudo, é impossível não colocar Bad Gyal nesta lista. A artista, que é produzida pela Canada Editorial e pela Interscope Records, veio revolucionar a forma como se olhava para a música trap, reggaeton e dancehall. Atualmente, a catalã de 22 anos, já pisou palcos em Espanha, Portugal, Inglaterra, Islândia, Japão ou Los Angeles, no Red Bull Music Academy. Os seus temas mais icónicos incluem FiebreDespacio, Mas Slow ou Candela.

LÊ TAMBÉM: SANTOS POPULARES: METRO DE LISBOA COM HORÁRIO ALARGADO NA NOITE DE SANTO ANTÓNIO

DELLAFUENTE

Dellafuente subirá ao palco SonarDôme presented by Red Bull, na sexta-feira (19). O andaluz, natural de Granada, assume-se como cantor de trap e a sua sonoridade como urbana. A par da música – onde já colaborou com nomes como C. Tangana -, o artista criou a sua própria marca de roupa e merchandising: a Dellafuente FC. A organização do Sónar avança-nos de antemão que o concerto “se va a petar”, que é como quem diz: estará à pinha.

LIL UZI VERT

Quem não conhece a letra “I don’t really care if you cry, on the real you should’ve never lied”? Não só de música latina, de reggaeton ou de neoperreo pode ser feito este festival. Lil Uzi Vert apresenta-se pela primeira vez em Espanha, após colaborações com dezenas de artistas. O rapper conta no seu currículo com nomes como A$AP Rocky, Kanye West, Travis Scott ou Young  Thug. Em Barcelona, irá misturar o rap com os beats mais eletrónicos – que confessa serem uma influência para a criação das suas músicas.