radiohead destaque

Radiohead respondem a ataque informático apoiando causa solidária

No Facebook, os Radiohead revelaram que foram alvo de um ataque de um hacker. O pirata informático exigiu um resgate por 18 horas de inéditos das sessões do álbum OK Computer, contidas em MiniDiscs pertencentes ao arquivo pessoal do vocalista Thom Yorke. A banda trocou-lhe as voltas, disponibilizando o material na plataforma Bandcamp para uma causa solidária.

De acordo com o comunicado, as gravações caseiras vão estar online durante os próximos 18 dias. Os fãs que queiram ficar com os ficheiros podem adquiri-los por 18 libras (cerca de 20 euros).

Vê também: OK Computer ouvido por quem não conhece Radiohead

As receitas destas vendas reverterão para o movimento Extinction Rebellion, que combate, de forma não violenta, as alterações climáticas e promove a conservação do meio ambiente. Segundo a própria banda, esta medida servirá como possível resposta ao pirata informático que exigiu 150 mil dólares aos Radiohead para reaver o material roubado.

Os Radiohead e a Internet

Não é a primeira vez que a banda britânica tem problemas com hackers. Em 2003, o disco Hail to The Thief é disponibilizado, por inteiro, cerca de 10 semanas antes do seu lançamento. Apesar do percalço, o sexto disco dos Radiohead entrou diretamente no primeiro lugar na tabela de vendas no Reino Unido.

Na altura de edição de In Rainbows, o grupo de Thom Yorke inovou: propôs aos seus fãs da banda que pagassem o valor que quisessem pelo download legal do trabalho discográfico. O álbum teve depois direito a um lançamento em CD e vinil.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Uma Visão Diferente RTP2
RTP2 estreia segunda temporada de ‘Uma Visão Diferente’