Sem esquecer a gastronomia, as horas de sol, as praias, e as atrativas ofertas turísticas que compõem o nosso país, existem outros motivos que fazem o nome de Portugal ecoar pelos sete cantos do mundo. Vários foram os empresários nacionais que investiram e trabalharam para construir empresas que, atualmente, levam o nome de Portugal além fronteiras.

Na lista abaixo, podes encontrar um conjunto de marcas de moda que nasceram em território nacional, cresceram, e hoje podem ser encontradas em várias montras por todo o mundo.

Salsa Jeans

A Salsa Jeans comemora este ano o seu 25.º aniversário. Criada no ano de 1994, a marca portuguesa aposta no setor masculino e feminino e é fundamentalmente reconhecida pelos seus Jeans. Atualmente está presente em mais de 35 países.

Eureka

É uma das favoritas de grandes designers de moda nacionais – Luís Carvalho, Nuno Gama e  Marques’Almeida são apenas alguns daqueles que já trabalharam em parceria com a Eureka. Nascida em 2009, no seio da empresa Alberto Sousa Lda, a marca desenvolve sapatos para homem e mulher.

Lanidor

A Lanidor tem como aposta principal o setor feminino. No entanto, expandiu-se e atualmente conta com linhas como a LA Kids & Júnior. Fundada em 1996, pode ser encontrada em nove países, contando com mais de 90 lojas.

Lê também: ONDE CELEBRAR O DIA DE PORTUGAL E DOS PORTUGUESES?

Josefinas

Acessórios, sapatilhas e carteiras compõem as coleções da Josefinas. Foi Filipa Júlio a responsável pelo desenvolvimento da marca, para a qual a principal inspiração foi a sua própria avó: Josefina. Olivia Palermo, Gloria Steinem e Chiara Ferragni são apenas alguns dos nomes reconhecidos a nível internacional que já foram vistos a utilizar peças da marca portuguesa.

Lemon Jelly

O cheiro a limão torna impossível de não reconhecer os Lemon Jelly. Nascida em 2013, a marca fabrica sandálias, sabrinas e botas de borracha, estando o aroma cítrico presente em cada um dos pares; o toque que a diferencia das outras marcas.

 

Cantê

Mariana Delgado e Rita Soares criaram em 2011 a Cantê, uma marca de biquínis, triquínis e fatos de banho exclusivos com texturas e padrões irreverentes.

 

Fly London

Apesar de o projeto ser originalmente inglês, foi através das mãos de um empresário de Guimarães que o calçado Fly London ganhou vida. Depois de comprar a ideia a dois britânicos, Fortunato Frederico abriu a marca em 1994 e a sua força a nível internacional tornou-se um traço distintivo. O principal mercado em que está presente é o inglês, seguido do português, dinamarquês, alemão e americano.

Quebramar

É uma das marcas de referência da moda náutica nacional, uma prespetiva impensável para Gonçalo Esteves quando, em 1989, começou a vender as suas primeiras t-shirts em Cascais para conseguir ir de férias. Ao fim de dez anos já tinham as suas primeiras lojas em Portugal inauguradas.

Em 2017, a Quebramar foi adquirida por um grupo internacional com origens em Nova Iorque e no Brasil com o objetivo de alcançar a “internacionalização da marca”, segundo explicam no site oficial.