É provável que antes da série norte-americana não soubesses muito acerca do desastre de Chernobyl. Se viste a mais recente produção sobre o tema estás mais informado, mas se achas que estás o suficiente, desengana-te. Compilámos um top 5 de fontes que te podem ajudar a descobrir mais sobre um dos acontecimentos mais traumáticos do século XX.

Chernobyl está a ser um sucesso para a HBO. Craig Mazin, o criador da série, conseguiu deixar as pessoas a querer saber mais sobre o que aconteceu. Mas não nos deixou sem uma pequena ajuda e revelou algumas referências onde se inspirou para criar Chernobyl.

 

1. ‘Chernobyl Prayer: A Chronicle of the Future’ de Svetlana Alexievich

Fonte: Amazon

Existem rumores de que, após o que aconteceu em Chernobyl, o governo russo tenha tentado camuflar alguns factos. Svetlana Alexievich dedicou anos da sua vida a entrevistar sobreviventes e a tentar descobrir o que realmente aconteceu através destes testemunhos. Escritora, jornalista e vencedora de um prémio Nobel, esta é uma obra essencial para quem quer saber mais sobre o tema.

Desde trabalhadores da própria fábrica até simplesmente pessoas que perderam os seus maridos, irmãos ou filhos – esta é uma compilação de vozes que sofreram na pele os acontecimentos deste fatídico dia. Craig Mazin acrescenta, no Twitter: “Uma leitura absolutamente essencial e devastadora. Svetlana Alexievich não ganhou um Nobel por acaso”.

2 ‘Chernobyl.3828’

3828 homens foram quem retirou muitos dos vestígios que ainda restavam nas imediações de Chernobyl após a sua explosão. 3828 “bio-robots” como lhes chamaram – não eram apenas humanos como também voluntários. À mão retiraram o que restava da energia nuclear para que esta não fizesse mais estragos, mas com alto risco para eles mesmos.

Este documentário é dedicado a estas pessoas, verdadeiros heróis no meio de uma tragédia que abalou o mundo.

 

3 ‘Chernobyl 01:23:40’ de Andrew Leatherbarrow

Fonte: Amazon

“01.23.40”: a hora exata a que o botão de emergência foi ativado na central de Chernobyl. Andrew Leatherbarrow deslocou-se até Pripyat para a sua pesquisa e traz-nos alguns factos interessantes neste livro que podem ajudar a perceber melhor todo o desastre. Andrew faz um resumo detalhado da ordem dos acontecimentos e da forma como tudo se desenrolou.

“O livro de Andrew foi incrivelmente útil” citando Craig Mazin no seu Twitter.

 

4 ‘Midnight in Chernobyl’ by Adam Higginbotham

Fonte: Amazon

 

Uma nova visão sobre os acontecimentos de Chernobyl. De todas as obras sobre o tema esta é provavelmente a mais recente, tendo sido publicada apenas no início deste ano.

Este livro é uma compilação de mais de uma década de entrevistas, testemunhos e pesquisa feita pelo autor acerca da temática. É descrito como um “thriller não ficcional” e fixa como objetivo desvendar a verdade que o governo da época quis esconder e que esteve por detrás da catástrofe nuclear.

Acerca do livro, o jornal inglês The Guardian escreveu: “Adam Higginbotham utiliza todas as técnicas jornalísticas de melhor qualidade para um efeito total”.

 

5 Zero Hour: Disaster at Chernobyl Discovery Channel (2004)

 

Um documentário produzido pelo Discovery Channel e que te pode ajudar a compreender melhor quais foram os acontecimentos da noite. Através de uma narrativa visual o canal faz a reconstituição dos 60 minutos que antecederam à explosão fatal.

À medida que a história se desenvolve o fio vai ser puxado e a meada vai-se desenrolando. Os protagonistas são um dos engenheiros da fábrica, o seu pessoal, a mulher de um dos trabalhadores e dois pescadores junto ao rio banhado por Chernobyl.