Estreia esta sexta (7) às 22h30, na RTP1, a série O Nosso Cônsul em Havana, que relata a vida de Eça de Queiroz, não enquanto autor, mas enquanto cônsul português na cidade cubana.

A produção portuguesa vai acompanhar as aventuras de Eça de Queiroz enquanto ocupou o cargo de representante político do nosso país durante 14 meses entre 1873 e 1874. A série portuguesa é de ficção, que toma a liberdade de se inspirar na passagem do escritor em Cuba, em plena época colonial espanhola.

 

O teaser da RTP mostra-nos isso mesmo. Escravos a trabalhar ao som da voz de Eça de Queiroz – retratado por Elmano Sancho: “Estes campos, esta riqueza, apenas nas mãos de alguns. Não admira que falem cada vez mais em Liberdade“, enquanto um escravo é chicoteado.

Uma Cuba que vê “os escravos como indispensáveis para a economia” é a realidade que marca as aventuras do cônsul português, onde o racismo e a discriminação imperam como norma.

A história que o primeiro episódio conta

Eça de Queiroz representado por Elmano Sancho. Fonte: RTP

“Tudo começa em 1871”, dois anos antes de Eça assumir o seu cargo e rumar a Havana, quando este vê as Conferências Democráticas do Casino Lisbonense proibidas pelo governo, por medo da influência das ideias revolucionárias de Proudhon.

Afastamo-nos dos problemas da aristocracia portuguesa e chegamos a uma aldeia na China, onde um jovem que procurava fugir à miséria procura Cuba como solução, para poder trabalhar nas plantações de cana-de-açúcar. Tudo muda. O jovem é raptado para servir no exército de um senhor da guerra e a sua irmã “Lô toma toma o seu lugar e vai viver uma longa aventura até chegar a Cuba“.

Regressamos a Lisboa e depois de uma mudança de governo, o ministro dos Negócios Estrangeiros nomeia Eça como Cônsul de Portugal em Havana. A sua missão? Resolver o problema, de traços humanitários, dos emigrantes que saem de Macau com destino a Cuba, com documentação portuguesa, onde são tratados como escravos.

Lô e o irmão a tentar fugir de Macau. Fonte: RTP

“Lô e Eça chegam a Havana na mesma altura” e o resto, como costumam dizer, é história, mas uma história para seguir na RTP1. Curioso? Ansioso por mais? Espreita a galeria de fotografias da nova série da RTP.

Lê também: NOVA SÉRIE DA RTP MOSTRA O OUTRO LADO DE EÇA DE QUEIROZ

Ficção portuguesa no seu melhor

O primeiro episódio de O Nosso Cônsul em Havana estreia esta sexta-feira, às 22h30, na RTP1. Depois desse sobram outros 12, que irão para o ar, sempre à sexta, no canal público. A série vai estrear em Portugal em junho, mas em setembro chega às televisões espanhola e cubana.

A nova série de ficção é uma produção portuguesa, com Francisco Manso ao leme, enquanto realizador, e com um elenco recheado com nomes como Leonor SeixasAntónio CapeloJoão LagartoJoaquim Nicolau e Bruno Schiappa, para além de Elmano Sancho no papel principal de Eça de Queiroz.