Dia 8 de junho, Ci.CLO Bienal Fotografia do Porto, uma estrutura independente de pesquisa e criação  especializada na área de fotografia e com uma forte interação com outras disciplinas artísticas, ambientais e sociais, vai receber investigadores, artistas e curadores para o lançamento  e debate do guia-verde CREATIVE RESPONSES TO SUSTAINABILITY – PORTUGAL GREEN GUIDE 2019.

O guia-verde é um trabalho desenvolvido em parceria com a Plataforma de Fotografia Ci.CLO, publicado pela ASEF Fundação Ásia-Europa,  que faz um mapeamento de algumas das organizações artísticas portuguesas que trabalham questões sociais e ambientais, assim como apresentar os trabalhos das mesmas. Trabalhos estes sempre ancorados no tema da sustentabilidade.

Este guia oferece ainda uma visão global do impacto destes projetos e procura estimular a colaboração e discussão dos mesmos num público amplo que inclui setores culturais, governamentais, ambientais e comunitários.

Ci.CLO Bienal

Ci.CLO Bienal Fotografia do Porto’19

O simpósio vai contar com a participação de grandes artistas e oradores nacionais e internacionais, tais como Virgílio Ferreira, diretor artístico da Ci.CLO Bienal e coordenador da publicação, Gil Penha Lopes, ativista e investigador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e também Valentina Riccardi, representante da Fundação Ásia Europa e coordenadora do Green Guide (Guia-Verde).

Outros nomes incluem Tim Clarke, Nancy Duxbury e a gestora do projeto Ci.CLO Bienal, Ana Carvalho.

Relativamente ao programa do evento, este divide-se entre debates e apresentações individuais dos oradores convidados, todas focadas na relação entre arte e sustentabilidade, sendo que é importante acrescentar que todas as apresentações e o debate serão feitos em inglês.

LÊ TAMBÉM: ESTAMINÉ 1955 APRESENTA NOVA EMENTA

No final da mesa redonda, moderada por Jayne Dyer haverá uma sessão de discussão, no sentido de estimular outras perspectivas sobre os conteúdos e ideias apresentadas pelos oradores.

O evento terá lugar no grande auditório da Biblioteca Almeida Garrett, às 15h. A entrada é livre e não é necessária nenhuma inscrição prévia.

O CREATIVE RESPONSES TO SUSTAINABILITY – PORTUGAL GREEN GUIDE 2019 é a sexta edição da série de Guias Verdes.