A edição espanhola do Primavera Sound decorre neste momento em Barcelona. A versão portuguesa começa no Porto, já na próxima quinta-feira (6) e promete abanar a cidade até sábado. Inesperadamente, já há um nome confirmado para 2020: os Pavement.

A novidade é dupla. Os Pavement vão voltar a juntar-se para tocar ao vivo. E vão fazê-lo nas edições catalã e portuense do festival Primavera Sound. Apenas. Ou seja, dois concertos em todo o mundo para ver uma das bandas que mais marcou a cena indie dos anos noventa. O anúncio foi feito hoje, depois de alguns rumores de que a banda, que se separou em 1999, voltaria a atuar ao vivo.

No ano de 2010 os Pavement fizeram uma digressão de reunião e editaram a compilação Quarentine The Past. Depois disso, o seu líder, Stephen Malkmus, continuou o seu projeto com os The Jicks. Aliás, tocaram por cá no Paredes de Coura de 2012.

Os Pavement editaram cinco discos de estúdio nos anos noventa e ficaram sempre com uma fiel legião de fãs. Foram também conhecidos por episódios caricatos com algumas bandas, por exemplo, com os Smashing Pumpkins. Falam disso mesmo no tema Range Life de Crooked Rain, Crooked Rain (1992).

É a primeira vez que o festival português, NOS Primavera Sound, anuncia um nome mesmo antes de ter início. O arranque dá-se na próxima quinta-feira (6) e conta com nomes como Solange, J. Balvin, Interpol ou James Blake.