Dia Mundial da Criança: 15 séries animadas que te vão fazer recordar a infância

Neste dia 1 de junho celebra-se o Dia Mundial da Criança e o Espalha-Factos decidiu levar-te numa viagem ao passado para recordares 15 séries animadas que marcaram gerações para miúdos e graúdos.

Como se costuma dizer, todos nós temos uma criança interior e nunca seremos demasiado velhos para ver desenhos animados.

Lê também: Dia Mundial da Criança: Os filmes de animação da equipa de Cinema

Recreio

A série que veio revolucionar os teus intervalos na escola. Recreio mostra as aventuras de seis alunos (T.J, Vince, Spinelli, Gretchen, Mikey e Gus) do quarto-ano na hora do intervalo. É uma série cheia de momentos engraçados, mas que ao mesmo tempo mostra sempre alguma moral por detrás da diversão. Além disso, explora bem o conceito da amizade e do crescimento dos jovens, dando especial atenção à socialização que se dá nestas idades.

Em Portugal começou a ser transmitida pela RTP1, passando mais tarde para o Disney Kids da SIC e para o Disney Channel.

Brandy and Mr.Whiskers

Dois desconhecidos, Brandy (uma cadela) e Mr. Whiskers (um coelho), conhecem-se na floresta Amazónica, após a queda do avião onde viajavam. São, então, obrigados a unir forças para conseguirem sobreviver no local. Aventuras e perigos espreitam nos diversos episódios, onde vamos conhecendo juntamente com os personagens, outros habitantes.

A missão de adaptação e de sobrevivência não é fácil, não só devido a todos os novos elementos, mas também, porque tanto Brandy como Mr. Whiskers têm feitios muito peculiares, o que acaba por criar vários momentos engraçados.

Foi transmitida em Portugal pela SIC e o Disney Channel.

Rugrats: Os Meninos do Coro

Esta série mostra o mundo do ponto de vista de um bebé. Tudo parece maior, mais misterioso e incontrolável. Os bebés Tommy Pickles, Chuckie Finster e os gémeos Phil e Lil DeVille comunicam entre si num dialeto que os adultos não compreendem e são capazes de entender o que os pais dizem. Angelica Pickles, de três anos, é a única capaz de comunicar com os bebés e adultos, habilidade que ela usa para tirar vantagem de ambas as partes.

Em Portugal, foi exibida na SIC (inicialmente na sua versão original com legendas e mais tarde começou a ser dobrado em português). Em 2005, voltou a ser exibida pelo canal Nickelodeon.

Powerpuff girls

Quem é que nunca discutiu com os irmãos ou amigos sobre qual das três personagens é que eram? Powerpuff girls conta a história de três meninas criadas acidentalmente em laboratório por um cientista que viria a ser seu pai. A peculiaridade? Todas têm superpoderes e irão combater os vilões de Townsville a todo o custo.

A série estreou em 2002 na TVI e voltou a ser exibida em 2013 pelo Cartoon Network.

https://www.youtube.com/watch?v=4mmCMUPCNgE

Novas Tartarugas Ninja

Um grupo de quatro tartarugas com nomes de pintores italianos renascentistas (Leonardo, Donatello, Raphael e Michelangelo) que moram nos esgotos de Nova Iorque. As tartarugas são treinadas por um rato (Splinter) e têm a missão de lutar contra criminosos, mutantes e até alienígenas. O objetivo é proteger a cidade onde moram do mal e permanecer escondidos da sociedade.

Em Portugal, foi exibida pela SIC e pelo Panda Biggs.

Tom e Jerry

Tom e Jerry retrata as aventuras de um gato (Tom) e um rato (Jerry). Tom tem o objetivo de caçar e comer Jerry, mas o rato, recorrendo a estratégias, truques e engenhocas, consegue quase sempre salvar-se. Uma série que continua a despertar fortes gargalhadas a miúdos e graúdos.

A série foi inicialmente transmitida pela RTP2, tendo passado, ao longo dos anos, por canais como a RTP1, a SIC, o Cartoon Network e o Boomerang.

W.I.T.C.H

A série de animação em estilo japonês baseia-se numa banda-desenhada italiana com o mesmo nome. A co-produção francesa e norte americana foi exibida pela primeira vez em 2005. Em Portugal, era transmitida pela SIC e pelo Disney Channel e contou com duas temporadas.

Conta a história de um grupo de cinco amigas, Will, Irma, Taranee, Cornélia e Hay Lin, que após receberem poderes mágicos tornam-se “Guardiãs do Véu”. Juntas devem salvar a cidade do Meridiano do feiticeiro Phobos. Cada uma delas têm um poder mágico relacionado com os cinco elementos da natureza.

Inspector Gadget & os Gadgetinis

Um spin-off da série original em que o Inspetor biónico é acompanhado por Fidget e Digit, dois androids construídos pela sua sobrinha prodígio Penny. Tal como nos episódios originais, Gadget é um incompetente de primeira, mas sempre recebe crédito por resolver os casos que, na verdade, os seus ajudantes resolvem.

Em Portugal, a série era emitida na SIC e depois mais tarde no Canal Panda.

Beyblade

Várias animes à volta de super-competições tinham o mesmo objetivo: criar o próximo fenómeno de brinquedos para rivalizar Pokémon ou Digimon. De todas elas, Beyblade foi uma das mais bem sucedidas. A série era o veículo perfeito para inspirar as crianças, e estes piões personalizáveis tomaram os recreios portugueses por assalto durante o início dos anos 2000, gerando diversos mitos urbanos e rivalidades. Até hoje consta a lenda de que o anel de ferro serrado é capaz de destruir os piões de imitação.

Em Portugal, o anime foi emitido na TVI, no Canal Panda e no Panda Biggs.

As Aventuras de Jackie Chan

Nesta animação, Jackie Chan encarna um arqueólogo amador que descobre um misterioso talismã, representativo dos signos do Zodíaco chinês. Ao seguir o rasto da pedra, percebe que não é o único conhecedor deste mistério e que há uma poderosa organização criminosa a tentar alcançar os seus poderes. Juntamente com a sua família, as capacidades de Chan com as artes marciais vão ajudar a combater esta ameaça. A série foi transmitida na TVI e, mais tarde, na SIC K.

As Aventuras de Marco e Gina

Acima da Veneza real, entre as nuvens, existe uma versão da cidade habitada por pombos e outras aves, que vivem em harmonia longe da confusão humana. No castelo do Duque Cirilo, o governante de Veneza, está guardado o Kuang, pedra preciosa que é desejada por Conde Igor e Sguerry, os vilões da história. Os roubos são sempre travados pelos pombos Marco e Gina, amigos da família real. A série foi produzida pela União Europeia de Radiodifusão com a co-produção de 16 emissoras europeias, entre as quais a RTP.

Timon e Pumba

As duas personagens mais divertidas de Rei Leão tiveram direito a uma serie só deles! Basicamente cada episódio era uma nova aventura para o javali Pumba e o suricata Timon, amigos improváveis, mas inseparáveis.

Em Portugal, a série animada começou por ser exibida na RTP1 e RTP2, passando depois para o Disnel Channel e mais tarde para a SIC.

Lê também: Conhecidas as primeiras imagens de ‘Kim Possible’ em carne e osso
Kim Possible

Kim Possible conta a história de uma adolescente ruiva (Kim) que mantém uma vida dupla entre as suas obrigações familiares e escolares e salvar o mundo de diferentes vilões diariamente, com recurso às artes marciais e à ajuda do seu melhor amigo Ron Stoppable e do rato careca Rufus.

Em Portugal a série foi exibida na SIC e no Disney Channel. Esta será provavelmente a música de abertura mais ouvida de sempre!

Sailor Moon – Navegante da Lua

Baseada na mangá Sailor V, criada por Naoko Takeuchi, esta série animada foi transmitida inicialmente em 1995 na SIC, e graças a sua enorme popularidade junto do público português, passou, mais tarde, a ser exibida pela TVI, Canal Panda e BIGGS, tendo se tornado um dos desenhos animados mais rentáveis de sempre.

A série conta a história de Bunny Tsukino, uma adolescente desmiolada que só pensa em comer e não consegue acertar com os estudos. Um dia conhece Luna, uma gata falante que revela a verdadeira identidade de Bunny como Sailor Moon, uma guerreira mágica destinada a salvar a Terra das forças do mal. Juntamente com Ami, Rita, Maria e Joana formam as Navegantes da Lua e não vão parar até salvarem o mundo.

Pokémon

Quem é que nunca quis ser um(a) treinador(a) pokémon em criança? Pokémon é uma série que marcou gerações e que continua a ser uma das mais conhecidas e mais rentáveis de sempre, contando já com um império de 22 temporadas, 23 filmes e inúmeros jogos para todos os gostos.

Apesar disto, aqui estamos a recordar a primeiríssima temporada. Após completar dez anos, Ash Ketchum decide deixar Pallet Town e partir numa aventura para se tornar mestre Pokémon ao lado do seu amigo Pikachu. Apesar do início turbulento e com algumas desavenças, estes dois iniciam uma forte amizade. Ao longo da sua jornada pelos ginásios pokémon, Ash conhece Brock e Misty, que se juntam a ele nesta aventura, ao mesmo tempo que enfrentam a Team Rocket,  que faz de tudo para roubar pokémons raros.

Em Portugal, a série começou a ser transmitida na SIC, passando depois para o BIGGS onde ainda são transmitidas as novas temporadas. Faz também parte do catálogo da Netflix.

Lê também: ‘Pokémon Detetive Pikachu’: uma prenda para os fãs da saga
Escolhas de: André Santos, Carolina Correia, Cláudia Almeida Monarca, Diogo Marques, Francisco Carvalho, Mariana Tiago, Rafaela Teixeira e Tiago Serra e Cunha

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Casa Feliz Especial Audiências
Audiências. De tarde, ‘Casa Feliz’ lidera confortavelmente