A RTP1 ficou esta sexta-feira (31) a apenas uma décima da estação de Queluz. Com a exibição do jogo entre Portugal e África do Sul, do Campeonato do Mundo Sub-20, a estação pública conseguiu conquistar a liderança durante o final da tarde e o início do horário nobre.

O jogo da seleção nacional sub-20 conquistou a preferência de 870 mil telespectadores (9,0% / 26,1%), sendo o segundo programa mais visto do dia. A concorrer na primeira parte contra o reality-show da SIC, o jogo do campeonato conseguiu atirar a concorrência direta para mínimos. Quem Quer Namorar com o Agricultor: A Cerimónia ficou-se pelos 5,4% de rating e 18,8% de share, batendo recorde negativo de todos os diários exibidos até aqui no horário. À mesma hora, Fátima Lopes encontrava-se nos 12,0% de share.

Nos totais diários, a SIC continuou no primeiro posto, com 19,9%. Porém, a TVI viu a sua posição no segundo lugar a ser ameaçada pela RTP1. O canal de Queluz ficou-se pelos 16,2%, enquanto que a RTP1 chegou aos 16,1%. Vale a pena relembrar que nos últimos dias a TVI tem estado mais próxima do canal público do que da SIC.

Com o final do mês de maio, a estação de Paço de Arcos voltou a conseguir a liderança que se mantém desde fevereiro. A diferença entre o primeiro lugar e o segundo tem aumentado gradualmente, com uma subida da SIC e uma descida da TVI. Em termos médios, a SIC registou 19,2% de média, subindo 0,3 pontos percentuais (p.p.) face ao mês anterior. Já a TVI, por sua vez, caiu 0,6 p.p. face a abril, ficando-se pelos 16,4%. A RTP1, contudo, foi a estação com o percurso mais surpreendente, subindo um ponto face ao mês passado e chegando aos 12,7%.

Outros destaques:

  • Golpe de Sorte continua a cair. A série da SIC concorreu com o jogo de Futsal entre Benfica e Sporting, na RTP1, que alcançou 6,6% de audiência média e 16,9% de share, deixando a série da SIC com 10,4% e 24,3%. No mesmo período, Prisioneira não foi além dos 8,9% e 21,0%.
  • Arraial TVI conseguiu liderar contra Segundo Sol. Apesar da trama da SIC se encontrar em últimos episódios, a festa da TVI conseguiu aproximar-se e roubar a liderança nos últimos momentos. O penúltimo episódio de Segundo Sol marcou 5,2% de rating e 20,9% de share, enquanto o Arraial se ficou pelos 5,0% e 19,7%.
  • A Praça da Alegria bateu recorde anual. O talk-show de Jorge Gabriel e Sónia Araújo registou 2,4% de rating e 16,6% de share. Você na TV!, o grande concorrente, ficou próximo com 2,5% e 17,1%. Foram vários os momentos em que o programa do primeiro canal ficou à frente da TVI, especialmente na última parte onde conquistou valores acima dos 20% de share. Cristina Ferreira foi, contudo, líder, com 4,1% e 28,0%.
Lê também: Audiências: Golpe de Sorte vai a mínimos contra Joker na RTP1