Nos anos noventa os concertos de estádio eram mais ou menos comuns. Hoje em dia o hábito não é tão frequente. Mas o britânico Ed Sheeran tem duas datas seguidas no Estádio da Luz.

O complexo desportivo, com capacidade para 64 642 espetadores, é o palco do concerto que traz de volta o autor de +, e :. Recorde-se que ainda há bilhetes disponíveis nos locais habituais e, caso todos sejam vendidos como é expectável, Ed Sheeran pode bater o recorde de maior assistência em Portugal.

Segundo Miguel Cadete, diretor da publicação Blitz, o concerto que até hoje mais espetadores teve em Portugal terá sido o de Pink Floyd. Tocaram precisamente no Estádio de Alvalade a 22 e 23 de julho de 1994, para cerca de 85 mil pessoas.

Em 2014, Ed Sheeran atuou no Rock in Rio na mesma noite em que Lorde e Arcade Fire fizeram vibrar a Bela Vista. No entanto, na altura o músico ainda não tinha adquirido o estatuto de grande estrela internacional. E, claro, também não tinha figurado em Game Of Thrones.

Amanhã e domingo serão duas datas seguidas com mais de 60 mil pessoas, em cada uma. Por isso, espera-se que Portugal e Ed Sheeran voltem a bater recordes de “local mais isto” ou “artista mais aquilo“.

Ed Sheeran sobe ao palco cerca das 21 horas e antes atuam os músicos James Bay, Zara Larsson e Ben Kweller. O músico deve apresentar, além dos seus êxitos, alguns dos temas que farão parte de No. 6 Collaborations Project, que sai no próximo mês de julho. I Don’t Care, tema que partilha com Justin Bieber e que conheceu agora o formato acústico, deverá fazer parte do alinhamento.